Beterraba e salmão fumado com molho de feta e lima

Já aqui demonstrei o amor às minhas facas, ao ponto de as levar comigo quando vou de férias. Confesso que às vezes também gostava de as levar quando vou jantar a casa de amigos!

Sim porque eu nao sou pessoa de ficar quieto à espera do jantar, gosto de ajudar na cozinha. E quando ajudar envolve o uso de faca alheia, o meu maior receio é a resposta à seguinte pergunta: “onde tens as facas?”. Ou melhor, temo aquilo que vou encontrar ao abrir a gaveta!

Regra geral, todos os medos se confirmam: dois ou três exemplares de tamanho pequeno a minúsculo! Até aqui tudo bem, ninguém é obrigado a ter uma colecção rigorosa de facas de cozinha. Mas muito pior que isso, e aqui relembro uma das grandes questões da humanidade, se pensarmos na faca como um objecto cortante usado desde as mais primitivas cicilizações. Tudo bem que em determinada altura da história também contribuiu para a higiene dentária mas a faca foi inventada com o objectivo principal de… Isso mesmo, cortar! Então para que serve uma faca que, para além de pequena, não é afiada desde o dia em que foi produzida?! Esclareçam-me se souberem!

Esta salada foi me apresentada pela Cláudia precisamente num desses jantares, se bem me lembro não tive que usar facas, portanto foi tranquilo. A versão da Cláudia era um pouco diferente desta, mas a clássica combinação beterraba-feta-lima mantém-se intacta!

Beterraba e salmão fumado com molho de feta e lima

Salada de Beterraba e salmão fumado com molho de feta e lima

Serve 2 (como prato principal)

  • 2 beterrabas, cerca de 440g
  • 200g de salmão fumado

Molho

  • 100g de queijo Feta
  • 1 1/2 limas, sumo e raspa
  • 4 colheres de sopa de água

Procedimento

1. Pré aquecer o forno a 200º. 2. Corte as beterrabas às rodelas e coloque-as num tabuleiro tapado com folha de alumínio. 3. Asse as beterrabas durante 30 a 40 minutos, mexendo de vez em quando. 4. A beterraba deve ser servida fria (pode cozinhá-la no dia anterior). 5. Para o molho, triture, até ficar cremoso, o queijo Feta juntamente com o sumo de lima, a raspa de 1 lima e a água. 6. Sirva a beterraba com as fatias de salmão fumado e tempere com o molho.

10 Comments

  1. Joana 28/05/2014 at 10:36 · Reply

    COMO TE COMPREENDO!!! Tenho uma faca que não largo… Mesmo agora que fiz a road trip, levei o meu canivete de estimação e fiz tudo com ele…! Facas que não cortam é a coisa que mais me enlouquece quando vou a casa de amigos

    • Filipe 29/05/2014 at 23:17 · Reply

      Joana, eu sabia que me compreendias!! :) :) Por acaso também tenho um canivete muito bonito que me acompanha quase sempre! Já agora é um enorme prazer voltar a ler as tuas palavras por aqui! Espero voltar a fazê-lo! beijinho

  2. Ondina Maria 28/05/2014 at 13:43 · Reply

    Olha, vai ser o meu jantar de hoje. É que não tenhas a menor dúvida! São tudo ingredientes que gosto bastante, combinações favoritas, etc. Portanto faz todo o sentido :)

    • Filipe 29/05/2014 at 23:14 · Reply

      Que bom Ondina, espero que gostes!!

  3. Gori 29/05/2014 at 17:57 · Reply

    Terias um susto com as minhas facas :) Costumo ser um pouco desajeitada com as facas, que conto com a bimby para cortar e picar muitas coisas, a tesoura e o descascador de legumes para outras ;) e tu dizes, que raio de cozinheira! hihi Pois, eu fico sempre deslumbrada quando vejo alguém habilidoso com elas!
    Beterraba-feta-lima parece-me muito bom e interessante, e apesar de gostar muito de salmão, não me agrada muito a versão fumada, que outra sugestão darias?

    • Filipe 29/05/2014 at 23:26 · Reply

      Gori, não me convides para ir jantar a tua casa! :) Tou a brincar, ainda acabava por afiá-las todas! Olha se não gostas podes simplesmente omitir o salmão e servir como salada de acompanhamento (corta a beterraba aos cubos). Também resulta muito bem!

  4. Isabel 12/06/2014 at 8:57 · Reply

    Filipe, adoramos esta receita!!! Muitos parabéns!

  5. Lia 24/06/2014 at 10:53 · Reply

    Olá Filipe,
    Nem sei como é que este teu post me escapou, pois com salmão fumado que amo de paixão e beterraba, o meu novo amor, passando por esse magnífico molho de feta e lima, fiquei aqui a salivar e a querer este pratinho para o meu almoço!!
    Quanto ás facas entendo-te perfeitamente, pois também receio perguntar pelas facas, com o pressentimento de que vou encontrar duas facas mínimas e que só cortam manteiga no verão, lol!!
    Um beijinho grande e boas férias no teu Pico e, suspeito eu, na linda casinha da Júlia…
    Lia.

Leave a Reply

Back to top