bolinhos de milho e especiarias sem glúten

Às vezes olho para trás e tento lembrar-me de algo que se tenha passado ultimamente que mereça ser partilhado convosco. E assim de repente não me ocorre nada de relevante. A não ser a rotina um pouco estranha dos últimos dias.

Quando se corre para casa depois do trabalho porque é urgente colocar a massa de pão a descansar e se acorda às 6 da manhã para cozer uma data de pão, começo a questionar-me se estarei a levar uma vida dupla. É que a minha cozinha parece transformada numa micro padaria clandestina com farinha por todo lado!

Pronto, voltei definitivamente à fase do pão! E a grande responsável foi a Rosa, que me deu a conhecer uma receita nova de sourdough bread. Já tinha feito alguns testes com este tipo de pão anteriormente, mas não foram bem sucedidos. Também não fui muito persistente, é verdade!

Mas desta vez tudo correu bem e, como não consigo deitar nada fora, em vez de um starter (a massa mãe), tenho quatro. Quatro “monstros” a crescer de forma descontrolada e a precisarem de alimento a cada 3 dias! Finalmente já os coloquei em modo hibernação no frio, já que nas gavetas do congelador não cabe nem mais uma fatia de pão!

Não consigo esconder o meu entusiasmo em relação a este pão, aliás, só isso me faria acordar de madrugada! Mas sobre ele falarei mais tarde, quando terminar uns testes que estou a desenvolver. Por enquanto, e porque esta semana não me alimentei apenas de pão, fiquem com estes fritters de milho, bem spicy. Perfeitos para levar na marmita ou comer com calma num brunch de domingo, acompanhado por um molho de iogurte e cebolinho!

Farinha de milho

Bolinhos de milho e especiarias sem glúten

Faz 8 bolinhos

  • 420g de milho em lata (3 latas pequenas)
  • 1 cebola média, descascada
  • 1 fio de azeite
  • 1 pitada de sal integral
  • 3 colheres de chá de garam masala (ou outra mistura de especiarias da sua preferência)
  • 1 mão cheia de salsa, picada
  • 1 chilli verde, picado
  • 1/2 limão, raspa
  • 100g de queijo de cabra
  • 14 a 16 colheres de sopa de farinha de milho

Procedimento

1. Num robot de cozinha junte a cebola, metade da quantidade de milho, um fio de azeite e tempere com uma pitada de sal. Pique muito bem até ficar uma pasta. 2. Transfira essa pasta de milho para um recipiente limpo. Acrescente o milho inteiro que reservou, garam masala, salsa, chilli e raspa de limão. Envolva tudo muito bem. 3. Desfaça grosseiramente o queijo de cabra para dentro dessa mistura e envolva novamente. Cuidado para não desfazer completamente o queijo. 4. Adicione, a pouco e pouco, a farinha de milho incorporando-a no resto da massa, até obter uma mistura suficientemente consistente que não se desmanche ao fritar. A quantidade de farinha pode variar mediante o tamanho da cebola que, consequentemente, dará mais ou menos humidade à massa. 5. Reserve a massa no frigorífico, cerca de 20 minutos. 6. Para fazer os bolinhos, forme uma bola pequena com as mãos (como medida usei duas bolas de colher de gelado por cada bolinho). 7. Passe a bola por uma superfície levemente polvilhada com farinha de milho. De seguida dê-lhe o formato final achatando-a até ficar parecido com um hambúrguer. 8. Repita este processo até acabar a massa. 9. Aqueça uma frigideira com pouco azeite e frite cada um dos bolinhos até ficarem bem dourados por fora.

16 Comments

  1. Miss Vite 12/10/2014 at 19:49 · Reply

    Essas fotos… Uau… Só mesmo, uau!! Mal posso esperar pelo sourdough! É boa ideia essa de ter mais que um starter, mas imagino que até há hibernação seja a loucura! Uma loucura bem estaladiça e deliciosa! ;)

    • Filipe 20/10/2014 at 11:48 · Reply

      Obrigado Miss Vite! ;) Ui essa loucura estaladiça e deliciosa é o que e faz aguentar tanta hibernação no meu frigorifico! :)

  2. Paula Moita 13/10/2014 at 9:00 · Reply

    Uau adorei esta ideia dos bolinhos de milho! Parecem ser tão saborosos!
    As fotos estão magníficas…
    um beijinho

    • Filipe 20/10/2014 at 11:49 · Reply

      Obrigado Paula! Ainda bem que gostaste!

  3. Ondina Maria 13/10/2014 at 11:32 · Reply

    Acho que esses bolinhos de milho iam agradar aos gregos e troianos cá de casa. Por cá, ainda não nos voltou a dar a loucura do pão porque ainda temos passado muito tempo na rua a laurear a pevide. Mas acredita que assim que os dias estiverem ainda mais chuvosos e mortiços vai ser a loucura: pão, pizzas, foccacias demorada, etc. Sim, porque o pão precisa de amor, carinho e tempo, que são coisas que neste momento estão a ser canalizadas para pessoas :)
    Ah, o sourdough. Tenho que voltar à carga. A ultima vez que fiz correu bem mas acho que ainda preciso de acertar mais qualquer coisinha. Mas sim, já tenho dois iscos fervilhantes a dar de si (é quase como ter um filho, lol)

    • Filipe 20/10/2014 at 11:51 · Reply

      Essa é a beleza do sourdough, nós não o controlamos totalmente. Só temos que nos adaptar a ele! A arte de fazer pão fascina-me! beijinho

  4. Patrícia 13/10/2014 at 14:47 · Reply

    Fiquei logo a imaginar estes bolinhos de milho como acompanhamento para um belo pexinho grelhado. Parecem ser magníficos e aromáticos.
    beijinhos
    Pat

    • Filipe 20/10/2014 at 11:51 · Reply

      Seria perfeito Patrícia!

  5. lia 15/10/2014 at 10:17 · Reply

    Adoro Filipe!!
    As fotos são sublimes e esses bolinhos de milho estão uma perdição.
    Quanto ao pão, como te entendo e olha que ainda não consegui chegar à fase do sourdough, pois o meu starter já morreu duas vezes. Que raiva!!
    Agora depois das férias vou recomeçar e ver como corre.
    Um beijinho e parabéns pelas maravilhas que sempre nos trazes.
    Lia.

  6. Ginja 15/10/2014 at 18:21 · Reply

    Adoro bolinhos de milho, que lindos, e spicy!
    E essa rotina madrugadora do pão até me deu inveja, e quando vi aquele teu pão fiquei siderada, mal posso esperar por ver isso.
    Quero tanto meter mãos à obra com um starter mas depois nunca tenho tempo.
    Adorei a luz das fotos.
    Um beijinho.

  7. Márcia 16/10/2014 at 17:00 · Reply

    - As fotografias estão demais parabén. Adorei os bolinhos! :)

    • Filipe 20/10/2014 at 11:51 · Reply

      Obrigado Márcia! ;)

  8. Inês Furtado 17/10/2014 at 15:24 · Reply

    Woooww mas que fotos!!!! Optimo aspecto, ja estao na listas (e quanto ao paozinho fico ansiosamete a espera :) )

    • Filipe 20/10/2014 at 11:53 · Reply

      Ando maluco com esse pão, mas tenho de me controlar! Quando fizeres estes bolinhos diz o que achaste! :)

  9. Isabel 05/11/2014 at 9:40 · Reply

    Excelente foto e excelente receita! Fica o desafio!

  10. Su 10/03/2015 at 14:12 · Reply

    Adoro tudo nisto.

Leave a Reply

Back to top