Carbonara de abóbora manteiga

Assim que encontro as primeiras abóboras manteiga no mercado, começo imediatamente a divagar e a pensar no que vou fazer com elas. São de longe as minhas preferidas, e super versáteis! Por isso este domingo foi altura de ligar o forno e perfumar a casa com o seu aroma adocicado e desfrutar de uma boa pasta sentado no sofá.

Esta não é a verdadeira carbonara, como já perceberam, mas eu gosto de utilizar alguns legumes para criar uma pasta bem cremosa, suave e consequentemente mais saudável. Como este Fettuccine com molho de alho francês.

Quase todo o sabor deste prato é resultado da caramelização da cebola e do bacon. Aquele sabor fumado e ligeiramente salgado combinado com a doçura da abóbora é qualquer coisa de especial e reconfortante!

Carbonara de abóbora manteiga

Serve 2

  • 500g de abóbora manteiga, descascada e sem sementes
  • 10 folhas de salva
  • Azeite
  • 1 cebola média, cortada finamente em meia lua
  • 4 fatias de bacon, picadas
  • 200g de esparguete
  • Parmesão ralado na hora, a gosto
  • Sal integral

Procedimento

1. Aquecer o forno a 200º. 2. Corte a abóbora em cubos e tempere com um pouco de azeite e salva. Asse a abóbora até ficar cozinhada, cerca de 20 minutos. 3. Aqueça um fio de azeite numa frigideira grande e frite a cebola. 4. Quando a cebola começar a amolecer, junte o bacon. Combine bem os ingredientes. 5. Deixe refogar, lentamente, até a cebola e o bacon ficarem bem caramelizados, mexendo de vez em quando. Essa caramelização é a alma deste prato, por isso não tenha pressa. 6. Coloque o espaguete a cozer em água fervente temperada com sal. 7. Assim que a abóbora estiver cozinhada, descarte as folhas de salva e reduza a abóbora a puré. 8. Adicione parmesão a gosto e um pouco da água de cozedura do espaguete, apenas o suficiente para ficar bem cremoso. Tempere com sal (com cuidado por causa do bacon). 9. Junte o creme de abóbora à cebola e ao bacon. 10. Acrescente o esparguete e envolva-o muito bem no molho. Se achar necessário, adicione mais um pouco de água de cozedura do esparguete. O importante é que fique cremoso e suave. 11. Sirva com mais parmesão a gosto.

5 Comments

  1. Rosa Cardoso 21/10/2014 at 10:15 · Reply

    Pastas com parmesão são as minhas refeições preferidas de sempre! Obrigada por me relembrares isso :D
    Esta semana no blog também vou ter essa abóbora :D Fica atento! hihihih

    • Maria Nunes 06/11/2014 at 18:14 · Reply

      Como a Rosa refere, também eu sou uma perdida por pastas com parmesão!
      a receita parece simples e deliciosa, tenho de experimentar!
      Obrigada

  2. Gori 21/10/2014 at 13:14 · Reply

    A abóbora manteiga também é a minha favorita, tanto para pratos salgados como doces. Felizmente os meus pais este ano tiveram uma colheita abundante e eu ando a deliciar-me com diferentes receitas com ela. A par com a salva ela fica fantástica, adorei-a em risottos quer com arroz integral, quer com quinoa, e adorei-a em lasanha, pelo que esta massa pelo sabor, tenho a certeza que vai-me conquistar, já para não falar da simplicidade da receita que é um ponto extra :)

  3. Ilse 22/10/2014 at 17:10 · Reply

    What a great idea – must try it! Muito obrigada!!

  4. Rute Jacinto 08/11/2014 at 17:40 · Reply

    Adorei esta carbonara! Linda e bem perfumada! Bjinhos

Leave a Reply

Back to top