Pickles de funcho e laranja

Sim, aquele layer acastanhado entre o funcho e a fatia de pão é manteiga de amendoim. Aqueles que estão neste momento a torcer o nariz, prestes a entrar pelo discurso do cepticismo, digo-vos: é provavelmente a melhor combinação dos últimos tempos! Não façam perguntas que eu não sei explicar, experimentem!!

Podem achar que estou a exagerar mas é que isto veio dar uma nova dimensão à manteiga de amendoim, da qual não sou grande fã, pelo menos assim, saída directamente do frasco. Aquilo cola-se de tal maneira ao céu-da-boca, melhor, alastra-se por toda a boca com uma textura tão peganhenta que, se algum dia faltar cola cá em casa, tenho a solução, recorro ao amendoim!

Pronto, talvez esteja a exagerar. A verdade é que isto funciona e dou por mim, diversas vezes, a obedecer à ordem repetitiva do meu cérebro: “aquela manteiga com aquele funcho em conserva e uma pitada de pimenta preta!”

Não tenho o hábito de fazer legumes em conserva. Quer dizer, não tinha, porque esta receita de picles vai acontecer mais vezes, tenho a certeza! Até porque é uma excelente forma de conservar alguns legumes de época.

Pickles de funcho e laranja

funcho em conserva

Picles de funcho com laranja

4 frascos de 650ml

  • 4 bolbos de funcho, fatiados finamente
  • 4 colheres de chá de sementes de funcho
  • 4 raminhos de funcho
  • 4 rodelas de laranja

Solução de salmoura*

  • 500ml de água
  • 500ml de vinagre de vinho branco ou cidra
  • 20g de sal integral

*A regra é usar partes iguais de água e de vinagre. A quantidade de sal deve situar-se entre 2% a 5% em relação ao volume total de líquido (usei 2%). A partir deste cálculo pode-se fazer a quantidade de solução que precisarmos. O açúcar é opcional.

Procedimento

Esterilizar os frascos

Coloque os frascos e as tampas numa panela e cubra com água. Deixe ferver durante 10 minutos.

Picles

1. Junte o vinagre, a água e o sal numa caçarola e aqueça até levantar fervura. 2. Em cada frasco coloque 1 colher de chá de sementes de funcho, 1 raminho de funcho e 1 rodela de laranja. 3. Acabe de encher o frasco com o bolbo de funcho fatiado. 4. Verta a solução de salmoura para dentro do frasco até cobrir totalmente o seu conteúdo e feche.

Como conservar

Se pretender pode guardar os frascos logo no frigorífico e consumir durante as próximas semanas. Se a ideia for produzir conservas, até porque o tempo desenvolve o seu sabor, deve fazer o seguinte:

1. Coloque os frascos fechados numa panela grande, cobertos com água e deixe ferver durante 5 minutos. 2. Retire os frascos da água e coloque-os com a tampa para baixo durante 24 horas.

Com este método os picles duram pelo menos um ano fechados e algumas semanas no frigoríficos depois de abertos.

10 Comments

  1. Paula Moita 15/05/2015 at 11:05 ·

    Fiquei curiosa em relação aos pickles de funcho! Cá em casa adoramos pickles e funcho também, A combinação dos dois parece-me sedutora e agradável! Hei-de experimentar em breve!
    um beijinho e bom fim de semana

  2. Filipa 15/05/2015 at 15:27 ·

    Parece uma combinação altamente improvável! A manteiga de amendoim só a provei a extremo e claro que não gostei, esses picles desconheço completamente. Agora fiquei curiosa… 🙂

  3. Ondina Maria 20/05/2015 at 10:53 ·

    Atão fizeste pickles de funcho e também de rabanete, certo? Eu adoro manteiga de amendoim com tudo, inclusivé com pickles portanto sei do que falas e sei que é delicioso. É isso, tenho que começar a picklar (e fazer o meu isco de massa azeda, lol – ando com uma preguiça que nem imaginas, acho que nunca tinha passado por nenhuma fase assim tão dramática de preguiça!)

  4. Filipe 21/05/2015 at 9:35 ·

    Não, o rabanete foi só para a fotografia 😉 mas podes perfeitamente juntar! toca a picklar e a fazer isco, manda a preguiça dar uma volta!! 🙂

  5. Filipe 21/05/2015 at 9:36 ·

    Experimenta com picles, podes gostar!

  6. Filipe 21/05/2015 at 9:38 ·

    sim, é completamente improvável mas muito bom. E agora que há tanto funcho, é uma forma de o conservar, ou não, os meus frascos já foram quase todos 🙂 beijinho

  7. Marmita 21/05/2015 at 15:38 ·

    BEM, deve ser maravilhoso! Grande dica.. porque é sempre tão dificil arranjar funcho de qualidade, assim quando arranjar já sei! beijos

  8. Joana 22/05/2015 at 19:58 ·

    Adoro pickles, mas têm de ser gherkins (não sei nome em Português). Uma vez comi de cebolinhas e não gostei nada. Mas gostava de experimentar estes teus na mesma! O snack parece ótimo.

    x
    http://www.whenyoudreambig.com

  9. JAUME 19/09/2015 at 17:07 ·

    Acab de descobrir el seu bloc i em sembla una meravella, tant per l’estètica com per les receptes. Enhorabona!

  10. carla sousa 01/12/2017 at 21:17 ·

    ola, descobri este blog por acaso e estou a adorar, tem optimas ideias funcionais, praticas e cheia de sabores

    obrigado pela partilha

Leave a Reply

Back to top