Lapas grelhadas

Se perguntarmos a um Picaroto se prefere lapas cruas ou grelhadas, a resposta muito provavelmente será: cruas! Mas se por acaso a escolha for outra não se deixe enganar porque, acredite, nenhum tempero consegue superar o sabor de uma lapa crua!

Experimente, apenas com umas gotinhas de limão e vai ver! É intenso e fresco. Mas não uma frescura qualquer, um pequeno concentrado de frescura marítima com mistura de algas! Nada mau para um espécime que passou uma quantidade indeterminada de tempo colado a uma rocha e a levar com as ondas do mar nas costas!

Apanha-las não é nada fácil, exige até alguma preparação física porque nem sempre estão muito à superfície. Exige também que sejamos rápidos e acertivos no momento de as “descolar” da rocha, senão agarram-se com toda a sua força.

Para os menos aventureiros a segunda opção é lapas grelhadas acompanhadas com este bolo de milho do Pico. Quando falamos de lapas grelhadas significa que devem ser cozinhadas na brasa dentro de uma frigideira de ferro fundido, mas pode perfeitamente usar o forno, o resultado não será muito diferente.

lapas açores

Ingredientes

  • Lapas
  • Alho qb
  • Malagueta qb
  • Manteiga qb
  • Sumo de limão

Vamos a isso

Raspe a lapa com uma faca para retirar as impurezas. Disponha-as num tabuleiro viradas para cima. Pique o alho e a malagueta num almofariz até ficar bem esmagado. Envolver a manteiga no alho até obter um creme. Colocar um pouco desse creme em cada uma das lapas e finalizar com umas gotas de sumo de limão. Levar ao forno previamente aquecido a 180º. A cozedura deverá ser rápida, assim que a lapa se soltar da sua concha, estão cozidas.

cozinhar lapas

lapas grelhadas

lapas com limão

7 Comments

  1. Ondina Maria 27/08/2013 at 11:36 · Reply

    Nunca comi lapas. E nem sequer à uma explicação lógica por detrás desse facto. Mas se gosto de ostras devo gostar de lapas, não?

    • Filipe 27/08/2013 at 19:33 · Reply

      Suponho que sim, mas como também nunca comi ostras não te sei dizer a diferença! :)

  2. Joana 23/09/2013 at 1:33 · Reply

    Já comi as duas e adoro, que bom!!!

  3. Nanda 07/02/2014 at 23:49 · Reply

    Julgo que poucas pessoas sabem o que é o sabor da lapa crua :) A descrição do sabor está fantástica!
    Na mesa da casa dos meus pais (Pico, zona sul, concelho das Lajes) comiam-se cruas, ainda a mexer… pode parecer perverso, mas era assim! Nesse tempo era o contrário, não se comiam grelhadas. Os meus irmãos tinham o vicio de mergulhar às lapas (apanha-las).
    Parabéns por blog. Qualidade de imagem, simplicidade e bom gosto no seu melhor!

    • Filipe 08/02/2014 at 20:45 · Reply

      Gosto tanto do sabor da lapa crua!! Também tenho família e casa na zona Sul, em Sao Caetano. Obrigado pela visita e pelo comentario!

  4. Romina 13/02/2014 at 11:50 · Reply

    Hummmm. Adoro Lapas.
    Sinceramente prefiro as grelhadas, pois mete-me um pouco de impressão comê-las cruas, simplesmente pelo facto de estarem vivas, não porque não gostar do seu sabor, pois vivas parece que estamos a comer o mar :).
    Então umas lapinhas grelhadas acompanhadas com um belo ” Terras de Lava ” bem fresquinho, simplesmente divinal. ( Eu ponho o limão apenas no final, já depois de grelhadas, mas se calhar pelo facto de ser micaelense, logo outros costumes.
    Parabéns pelo Blog.

    • Filipe 14/02/2014 at 1:17 · Reply

      Ui! Que saudades do vinho do Pico! Pena que seja tão difícil de o encontrar no Continente! :)

Leave a Reply

Back to top