primeiro ano

Há uns dias atrás perguntaram-me a idade. Eu, depois de uns segundos de delay, que incluíram tentar rapidamente lembrar-me da minha própria idade, lá respondi. Mas não totalmente convencido comigo mesmo e plenamente consciente que uma das minhas fraquezas é a matemática, ainda fiquei a pensar naquilo mais uns segundos.

Isto para dizer que também sou muito mau com datas. Aliás, vou reformular, no que toca a datas sou aquela pessoa que uma semana depois percebe que o primeiro aniversário do seu blog já passou! Para alguém que se esquece do seu próprio dia de anos, parece-me bastante coerente, não sei…

O problema é que estava convencidíssimo que o aniversário do blog era a meio de Março! Andava eu a pensar no que queria fazer para assinalar a data quando finalmente percebi! Raios, agora em vez de um ano vou ter que comemorar um ano e seis dias!

Como hoje é dia de aniversário atrasado não tenho nenhuma receita para partilhar, antes, decidi fazer uma pequena reflexão. Quando iniciei o blog há um ano atrás estava longe de imaginar aonde ele me iria levar. Estava a passar uma fase desbotada e a precisar de um ponto de viragem na minha vida. Apesar desse ponto de viragem ainda não se ter concretizado, a verdade é que hoje tenho novas perspectivas e outro ânimo para tentar mudar aquilo que precisa de mudança!

Sempre li muito sobre blogs e internet no geral. Tive aliás outros projectos online, projectos menos pessoais que foram ficando pelo caminho. Este blog foi o primeiro projecto em que decidi fazer algo meu, algo que me caracterizasse e com o qual eu me identificasse plenamente. Com ele aprendi muita coisa, cozinhei mais, fotografei mais, descobri novos ingredientes, diversifiquei a minha alimentação, eliminei hábitos alimentares e acrescentei outros. O meu iPhone passou a conviver muito bem com a farinha, e, em armários cada vez mais apertados a loiça do dia-a-dia convive agora com caixas de talheres e coisas velhas, aquelas que eu gosto de fotografar.

Mas acima de tudo percebi algo muito importante, percebi que quando damos de nós, recebemos em proporção ou ainda mais! Ainda ontem fiquei surpreendido ao ler um email de um senhor super simpático que me lê nos Estados Unidos. Agradecia a minha receita de pão e contou-me algumas coisas engraçadas sobre ele e a sua família.

Aquilo que eu tenho recebido é claramente mais do que estava à espera quando iniciei o blog. Tive a possibilidade de conhecer pessoas fantásticas, algumas cujo trabalho já admirava, outras que descobri depois e passei a admirar. Ainda outras que não conheci pessoalmente mas gostava muito de vir a conhecer.

Sem vocês isto não tinha metade da piada! Resta-me agradecer a todos vocês que me apoiam diariamente, comentam os meus artigos e as partilhas no facebook ou instagram. Quando olho para trás vejo um ano de novas relações, muita partilha, um disco externo cheio de imagens e a memória repleta de bons momentos. Obrigado!

Bem, chega de assuntos sérios! Como hoje é dia de festa aviso-vos que estou a preparar o primeiro giveaway do blog, daqueles que é impossível resistir! Para ficarem a saber de tudo terão que esperar só mais uns dias, por isso fiquem atentos!

20 Comments

  1. Dora Ramalho 06/03/2014 at 10:05 · Reply

    É tão bom sentirmos que quem está do outro lado, vive e sente o que partilhamos!

    :)

    Parabéns!

  2. Gea 06/03/2014 at 10:12 · Reply

    Parabéns pelo excelente trabalho!

  3. Rosa Cardoso 06/03/2014 at 10:17 · Reply

    ieeeeeeeeiiiiiii***
    Muitos anos de vida :)
    Se o primeiro ano foi assim… quero ver como vai ser este :D
    Muitos parabéns váh e agora que venha o giveway!!!!!!!!!!!
    (obrigada por tudo)

  4. Rita de Sá 06/03/2014 at 10:34 · Reply

    Lindo! Cheia cheia de orgulho! E sim, já fez um ano e alguns dias. Algures antes do dia 8 de Março ;)
    Obrigado por mostrares que é possivel!!
    Abraço forte.

  5. helena Pereira 06/03/2014 at 10:36 · Reply

    Parabéns Filipe!
    Este é sem dúvida um dos meus blogues favoritos, quer pelas excelentes fotos quer pelo conteúdo.
    E nada melhor para comemorar como uma nomeação para o melhor blogue, que acabei de fazer em Saveur Best Food Blog Awards 2014!

    “Great photos and healthy, delicious food, where traditional and modern cuisine come together.”

    Votos de muito sucesso e continuação de bom trabalho!

    Beijinhos

    Helena Pereira

    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

  6. frango do campo 06/03/2014 at 11:04 · Reply

    Eu é que agradeço estares por cá! Trouxeste um blog diferente, muito cuidado repleto de pormenores e ingredientes que adoro!
    Sei bem que o sentimento que tens hoje é sincero e tudo o que sentes só tem tendência a aumentar porque se fizeste um trabalho fantástico num ano imagino o que ainda estará para vir :)
    Eu vou ficar por cá a ver o chiili crescer :) beijinhos e muitos parabéns
    ahh não te preocupes com isso das datas, é mesmo coisa de homem :P

  7. Ondina Maria 06/03/2014 at 11:35 · Reply

    Quando descobri o teu blog, provavelmente ainda nos inícios, fiquei “esbalalada”. Um homem tão jeitosinho – Ana, sem stress :p – para estas coisas, com um blog tão bonito, simples, clean, escreve bem, fotografa ainda melhor, as receitas impecáveis. E claro, fui-me apaixonando pelo Chilli – Ana, continuamos sem stress :p – e é sempre um prazer vir cá. E é um prazer conhecer-te pessoalmente e poder partilhar momentos contigo e com a Ana, que também é uma querida. E espero sinceramente, do fundinho do meu coração giganórmico, que consigas mudar aquilo a que te propuseste. Eu até me mudo para o Pico para vos ajudar nesse outro projecto lol (sim, que eu não me esqueci dos Açores, ai ai ai, que coisa maravilhosa).
    E posto isto resta-me dizer com todo o amor e carinho “Long live the Chilli” <3

  8. Joana Pacheco 06/03/2014 at 11:51 · Reply

    Lindas palavras as tuas Filipe.
    Fico muito feliz por ti e pelo caminho que tens seguido…tens sido uma inspiração ;)!
    Beijinhos e que venham muitos mais aniversários do teu blog

  9. Milly 06/03/2014 at 11:52 · Reply

    Olá. Ficam os parabéns atrasados, mas na verdade não tão atrasados assim.
    Parabéns pelo excelente trabalho qe partilhas aqui. Um bom blogue dá trabalho (mas sabe bem!!) por isso mereces o mérito que lhe é dado e mais não digo a não ser: fico à espera da próxima receita e fico à espera do giveaway!!
    Bjs.

  10. Ginja 06/03/2014 at 12:13 · Reply

    Parabéns Filipe!
    É muito bom ver o Chilli crescer e tornar-se cada vez mais bonito.
    Um sítio lindo de visitar e ler.
    Ainda me lembro quando te descobri!! E segui nesta aventura, com muito gosto.
    E foi muito bom conhecer-te :)
    Continua assim! A encantar-nos com as tuas fotografias.
    Um beijinho.

  11. Vânia Furet 06/03/2014 at 12:52 · Reply

    Parabéns a este fantástico blogue. Confesso que o descobri recentemente mas de imediato me apaixonei :)
    É bom fazermos aquilo de que gostamos e conseguirmos “tocar” na vida de alguém… revejo-me em muitas das palavras que escreveste…
    Votos de continuação de um enormeeeee sucesso!! Vou continuar por aqui sempre atenta ;)
    Beijos

    Vânia
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/

  12. ana cooks 06/03/2014 at 14:51 · Reply

    muiiiiitos parabens…
    este blog é de devorar… :)

  13. lia 06/03/2014 at 14:51 · Reply

    Olá Filipe,
    Muitos parabéns pelo aniversário do blogue e por um ano repleto de fantásticas receitas, inspiração e de partilha.
    Nós é que agradecemos e muito, o facto de existirem blogues com conteúdos e informações como este e onde se aprende sempre algo de novo.
    Adorei ler esta tua reflexão e adorei a parte da fase desbotada…:))). Quem lê este cantinho não lê desbotado e lê sim, muito colorido!
    Beijinhos,
    Lia.

  14. Margarida 06/03/2014 at 17:12 · Reply

    Cheguei recentemente, mas muito rápido fiquei rendida. Parabéns pelo excelente trabalho com a imagem e conteúdos. E que venham muitos….

  15. Mariana 06/03/2014 at 18:16 · Reply

    Parabéns Filipe, um blog de excelência com um trabalho e dedicação fantásticos e que venham muitos mais!

  16. Paula 06/03/2014 at 19:37 · Reply

    Muitos parabéns! Este blogue é razão para estar satisfeito com tudo o que conseguiu neste primeiro ano.

    Desejo-lhe muitos mais e igualmente bons.

    Beijinhos

  17. Rute Jacinto 06/03/2014 at 22:20 · Reply

    Olá Filipe, Parabéns por este primeiro ano, que venham muitos mais!
    É um prazer visitar e acompanhar o crescimento do chili. Receitas, ingredientes e histórias sempre inspiradoras!
    Tudo de bom!
    Bjinhos

  18. Maria João Clavel 06/03/2014 at 23:50 · Reply

    Lembro-me como se fosse hoje a primeira vez que aqui vim ter. Como te encontrei honestamente já não me recordo, mas lembro-me do espanto, de pensar: “Wow, é um blogue português! E de um homem.” Cada imagem e cada receita me deixavam ainda mais extasiada. Acho que devo ter sido o “like” 224 (por aí…)
    Sabia que ías crescer rápido e que a notoriedade iria crescer a olhos vistos. E só assim faz sentido. Tens talento, mas principalmente tens a paixão.
    O que tenho aprendido contigo é incrível, os teus conhecimentos culinários (e não só) são extraordinários, mas honestamente, o que mais admiro em ti é a simplicidade e a capacidade de partilha.
    De uma forma geral, os blogueres de culinária são “chegados” e ajudam-se mutuamente, mas há pessoas mais especiais que outras. E tu és uma delas.
    Parabéns por este teu 1º ano. Que seja o primero da longa vida dele!

    Em relação a lembrança de datas… bem, acho que já o desabafei no meu blogue. ihihi inclusive, eu não festejei o meu primeiro ano de blogue (mas também, porque se fores ao início do meu blogue foges com medo… chiuuu… eheheh)

    Beijinhos e até breve

  19. Filipe 17/03/2014 at 9:44 · Reply

    Obrigado mais uma vez a todos!! Este blog sem vocês não faz qualquer sentido! Foi um ano muito bom, mas o próximo será melhor ainda!! beijinhos!

Leave a Reply

Back to top