portobello road market

O mercado de Portobello Road

É um clássico, não vou negar. Vir a Notting Hill sem visitar o mercado de Portobello Road não é, de certeza, a mesma coisa. Antiguidades, artigos em segunda mão, produtos artesanais, frutas e vegetais, boa comida, tudo isto pode ser encontrado numa única rua. É uma animação, muita gente, às vezes até demais, especialmente se o fizermos a um sábado. Mas, enfim, estamos em Londres onde existe espaço para tudo e todos.

Gosto do look que os utensílios de cozinha vintage fornecem aos cenários de fotografia de comida. Felizmente a casa da minha avó está recheada dessas pequenas pérolas, mas, como seria imprudente deixá-la desprevenida de um momento para o outro, o mercado de Portobello é ideal para encontrar esses tão preciosos objectos. E não foram precisos mais de 5£ para aumentar os níveis de felicidade! Enfim, talvez um pouco mais, tendo em conta que tive de os enviar por correio para Portugal. Maldita bagagem de mão!

Portobello road market

portobello road market

Portobello road market

Missão cumprida, já tenho mais alguns utensílios que provavelmente vão chegar a casa primeiro do que eu. Mas tenho ainda de partilhar convosco uma maravilhosa descoberta.

O Matt e a Andreya são um casal que fabrica malas feitas à mão. Para além de uma bela história que o juntou, ambos criaram a marca Vida Vida e vendem as suas belíssimas malas de pele com aspecto vintage em várias lojas espalhas por Londres. Eu descobri-as no mercado de Portobello Road onde têm duas bancas. São lindas, fabricam vários modelos e acima de tudo têm um ar autêntico. Só não comprei uma, mais uma vez, por causa da maldita bagagem de mão! Felizmente têm a sua loja online. Desafio-vos a conhecerem o seu trabalho e a sua história.

Para os amantes de boa comida de rua, sim, esta é mais uma razão para visitar o mercado de Portobello! Mas desta vez reservei a ocasião do almoço para outro local, já fora do reboliço multicultural, mas ainda na mesma rua. Já vos conto mais à frente.

Comprar algumas especiarias na Portobello Wholefoods

A loja Portobello Wholefoods é mais um local onde gosto de voltar sempre que venho para estes lados. É uma loja especializada em alimentação de origem biológica. Vende praticamente de tudo, mas eu gosto de perder algum tempo na secção de especiarias.

E foi precisamente aqui que perdi alguns minutos a conversar com uma senhora natural do Sri Lanka. Super simpática, explicou-me como usava as sementes de feno grego para saltear legumes e como fazia sal aromatizado com sementes de aipo para temperar saladas. Fez questão de frisar que o sal devia ser marinho e o azeite, de qualidade. E terminou dizendo: “Mas vocês em Portugal têm óptimo azeite, isso não será um problema”. Precioso.

Portobello wholefoods

Portobello wholefoods

Fish & chips no George’s Portobello Fish Bar

Fish & Chips para o almoço? Parece que estamos no local certo! Lembro-me duma referência que o Jamie Oliver fez num dos seus livros sobre o melhor Fish & Chips de Notting Hill, um pequeno e simpático local que se chama George’s Portobello Fish Bar.

Muito simpático de facto, e perfeito para fugir um pouco à confusão. Para chegar até lá continuamos a subir a Portobello Road até passar o mercado. É discreto e situa-se do lado esquerdo da rua. George, o proprietário de origem grega abriu este espaço no ano de 1961. Hoje em dia já está reformado e a cozinha está a cargo do seu filho. Diz que se reformou tarde de mais porque não confiava na qualidade do seu staff. Eu bem o vi a espreitar sorrateiramente atrás do balcão. Talvez ainda não confie.

Um bom Fish & Chips quer-se com uma polme bem dourada, bacalhau húmido e suculento no interior e batatas bem estaladiças. Simples. Tudo muito bem temperado, claro, com sal e vinagre, de cebola ou de malte. Eu gosto de misturar os dois. Foi exactamente isso que encontramos, por isso saí de lá muito contente. As batatas talvez aguentassem mais tempo na fritura para ficarem mais crocantes. Mas estava muito bom.

George’s Portobello Fish Bar

Perder a cabeça na livraria Books for Cooks

Para finalizar, porque não perder mais algum tempo numa livraria especializada em livros de gastronomia? Mais uma vez o inimigo número um para quem viaja apenas com bagagem de mão. Mas, com jeitinho e alguma força cabe sempre mais qualquer coisa, certo? Bem, neste caso foi preciso bastante força e os bolsos bem cheios…

“Ainda vamos para Paris a seguir, onde existe mais uma livraria gastronómica que não posso perder, tenho que me conter!” – pensava eu ao mesmo tempo que abria aquela porta vermelha.

A livraria é muito boa e está dividida por países, algumas categorias específicas de gastronomia e tem uma boa secção dedicada a várias regiões de Inglaterra. Vale a pena percorrer aquelas estantes.

Books for cooks

De Notting Hill para Shoreditch

Combinei jantar com a Sofia, uma amiga que se mudou para Londres e com quem não estou há algum tempo. O local escolhido foi um restaurante Vietnamita em Shoreditch, uma zona de Londres muito na moda pelas suas lojas mais alternativas, restaurantes e vida nocturna. O restaurante chama-se Tay Do Cafe, existem dois na mesma rua, não será difícil de encontrar.

Vale a pena passar por lá, mas evitem o fim-de-semana se quiserem ter um jantar calmo e silencioso, pois o espaço é muito grande e bastante popular. Se tiverem a oportunidade de passar por lá experimentem a Hot & Spicy Noodle Soup with Prawn, deliciosa.

 

Tay do cafe

Moradas

Portobello Road Market
Portobello Rd, London

Portobello Wholefoods
266 Portobello Road
London
W10 5TY

George’s Portobello Fish Bar
329 Portobello Road
West London
London
W10 5SA

Books for Cooks 
4 Blenheim Crescent
Notting Hill, London,
W11 1NN

Tay Do Cafe
65 Kingsland Road
Shoreditch
E2 8AG

Leave a Reply

Back to top