Quiche de espargos e presunto / Prosciutto and asparagus quiche

A semana passada andei às voltas com várias receitas de quiche, isto porque queria fazer uma que levasse leite de coco. Tinha algumas latas em casa, as quais queria dar uso. E dei. Mas não de forma muito bem sucedida, devo dizer! Depois de várias tentativas frustadas, o leite de coco parece simplesmente não me convencer neste contexto, ou então ainda não encontrei a combinação certa de ingredientes.

Para compensar essa frustração, decidi pôr o leite de coco de lado, pelo menos temporariamente e pensei, vamos lá fazer uma combinação daquelas que dificilmente nos desapontam: natas, presunto e espargos que estão na época, com um pouco de parmesão à mistura. Se a vossa consciência calórica permitir sejam generosos com o parmesão, certamente não trará arrependimento!

Se souberem de uma receita deliciosa de quiche que faça uso de leite de coco, por favor avisem-me! Mandem-me links, qualquer coisa! Tenho a certeza que deve existir uma boa receita por aí algures!

quiche de espargos e presunto

Ingredientes

Massa

  • 90g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 pitada de sal marinho
  • 180g de farinha
  • 2 gemas
  • 2 colheres de sopa de água fria

Recheio

  • 200ml de natas
  • 3 ovos
  • 2 claras que sobraram da massa
  • sal marinho qb
  • 1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon
  • Pimenta preta
  • Queijo parmesão qb
  • 4 a 5 fatias de presunto
  • 300 gramas de espargos verdes

Vamos a isso

Massa

Comece por preparar a massa com antecedência pois deve repousar algum tempo no frigorifico.

Disponha numa taça grande a manteiga o açúcar e o sal. Misturar bem.

Adicione a farinha, as gemas e as duas colheres de água. Envolver tudo usando um garfo até obter uma mistura esfarelada, altura em que deve usar as mãos para amassar até conseguir uma massa homogénea. Faça uma bola, envolva em película aderente e deixe repousar no frigorifico durante 30 minutos.

Forre a forma com a massa, previamente untada com manteiga e farinha. Corte os excessos e pincele toda a massa com um pouco de clara de ovo.

Repousar novamente no frigorifico durante 30 minutos.

Recheio

Pré aquecer o forno a 180º.

Fritar as fatias de presunto numa frigideira sem gordura. Coloque o presunto em papel absorvente para retirar o excesso de gordura e reserve.

Bater os ovos numa taça grande. Adicione as natas, uma pitada de sal (cuidado que o presunto já é salgado), a mostarda, uma pitada de pimenta preta e um pouco de parmesão ralado. Misturar tudo muito bem.

Lave os espargos e corte as pontas mais grossas e duras. Eu usei apenas o topo dos espargos por causa do tamanho da forma e aproveitei o excedente para fazer uma sopa. Portanto, sintam-se à vontade para adaptar o tamanho dos espargos à forma que usar.

Retire a massa do frigorifico e cubra o fundo com as fatias de presunto. Acabe de encher com o recheio que preparou e, no topo, coloque os espargos. Termine com lascas de parmesão e leve ao forno durante 15 a 20 minutos, ou até ficar dourada.

Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

17 Comments

  1. Mena Lopes 21/05/2013 at 20:08 · Reply

    Eu também adoro leite de coco! Mas normalmente, uso em sobremesas! No que toca a salgados acaba sempre em caril de alguma coisa.
    Pois esta quiche também não tem desperdício! As fotos falam por sim, e o conjunto de ingredientes é muito mediterranico!
    Tem que ser fabulosa!!
    Beijinhos

    • Filipe 21/05/2013 at 22:21 · Reply

      Olá Mena, Obrigado! O meu leite de coco habitualmente também acaba em caril, sobremesas ou até mesmo sopas, mas queria explorar mais a área dos salgados. Vou continuar à procura :)

  2. Ondina Maria 21/05/2013 at 21:03 · Reply

    Olá Filipe, gostei da ideia de uma quiche com leite de coco. Até à data nunca vi nenhuma receita, mas se me passar pela frente, já sei a quem enviar :)

    Por cá as quiches fazem-se sempre com massa caseira, receita segredo da minha sogra e que nos fez jurar a pés juntos que não revelaríamos a ninguém. O recheio é conforme quem faz a quiche: o Vel utiliza sempre natas (magras ou de soja) e eu prefiro o iogurte ou o kefir, pois confere uma leveza maravilhosa ao recheio.

    • Filipe 21/05/2013 at 22:15 · Reply

      Olá Ondina, essas receitas secretas são uma preciosidade e precisam ser muito bem guardadas!! De vez em quando também uso iogurte natural para substituir as natas e confesso que gosto. Pelo menos fica menos calórico! Eu até vi algumas receitas com o leite de coco, mas não me convenceram muito.

  3. my sweet cloud 21/05/2013 at 21:33 · Reply

    Ficou com um aspecto de-li-ci-o-so!
    E eu que adoro queijinho!

    • Filipe 21/05/2013 at 22:09 · Reply

      O queijo é uma perdição! Obrigado!

  4. Rosa Cardoso 22/05/2013 at 9:53 · Reply

    Que bom aspecto!! Fotos muito bonitas..
    Todo o conjunto resultou lindamente. : )
    Estou a salivar **

    • Filipe 22/05/2013 at 10:02 · Reply

      Obrigado Rosa! Estava de facto deliciosa posso comprovar! ;)

  5. vera 22/05/2013 at 10:00 · Reply

    ;) que quiche simpática e vaidosa :)

    • Filipe 22/05/2013 at 10:04 · Reply

      Muito vaidosa, mas tem razões para isso! ;)

    • Filipe 22/05/2013 at 12:50 · Reply

      Também eu! :)

  6. Ginja 23/05/2013 at 17:17 · Reply

    Gosto de leite de coco!! Delicioso em doces, em caril, em sopas com cheiros de outros lugares :)
    Em quiches nunca usei, mas fico curiosa, deve haver por aí uma rica combinação de sabores para o utilizar. Eu em quiches prefiro leite ou iogurte.
    Adoro espargos e esta tua tarte está linda :) de encher os olhos!
    Um beijinho.

    • Filipe 24/05/2013 at 8:25 · Reply

      Já ando aqui a estudar uma nova combinação para usar com o leite de coco, pode ser que resulte! Gosto por vezes de usar iogurte, leite nem tanto. Mas o iogurte resulta bastante bem e é claramente mais saudável. Beijinho!

  7. Dora Ramalho 09/10/2013 at 16:04 · Reply

    Que bom aspecto!

    Aliás tudo por aqui tem um aspecto maravilhoso, acabei de descobrir a página e estou a adorar cada post.

    Bjs
    Dora

  8. Claudia Mota 01/09/2014 at 16:36 · Reply

    Olá Felipe,
    Gostei muito das suas receitas e das fotos. Parabéns.
    Achei uma receita de quiche de couve-flor, bacon, curry e leite de coco que pretendo testar pois me parece que os ingredientes se harmonizam bem. Acho que leite de coco combina bem com espinafre e cogumelo, camarões. Como você é especialista, veja o que você acha.
    http://www.cuisineetcitations-leblog.com/article-115712911.html

    • Filipe 02/09/2014 at 13:03 · Reply

      Olá Claudia, obrigado por se lembrar! Sim parece uma boa receita, são ingredientes que combinam muito bem. Tenho que experimentar!

Leave a Reply

Back to top