Risotto de funcho grelhado / grilled fennel risotto

Não conseguiria nomear um só prato preferido, mas consigo facilmente pensar em um ou dois ingredientes que mexem comigo. E, pensando muito rapidamente, um deles seria o funcho. O outro provavelmente o chilli.

É incrível a quantidade de personalidade presente no funcho, principalmente na semente! E a sua facilidade em comunicar com diferentes sabores. Não será muito difícil de imaginar o quanto me delicio a comer este risotto! Aqui está a minha versão de risotto de funcho adaptada de uma receita do Jamie Oliver.

Ingredientes

2 pessoas

  • 170g de arroz para risotto
  • 1 bolbo de funcho com rama
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 1 colher de chá de sementes de funcho
  • 1/2 colher de chá de chilli seco em pó
  • sal q.b.
  • 80g de parmesão ralado
  • 1/4 de copo de vinho branco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 dente de alho picado
  • 1 fio de azeite

Procedimento

Começamos por preparar o caldo de legumes. Quer seja de compra ou caseiro (eu prefiro sempre caseiro) deve fazer a quantidade referida (1 litro) e aquecer até ferver.

Numa frigideira bem quente e sem gordura aquecemos ligeiramente as sementes de funcho para libertar o aroma e o sabor. Cuidado para não queimarem. Transferir as sementes para um almofariz e esmagar até ficarem em pó. Reservar. Se não tiver chilli seco em pó, pode usar inteiro e esmagar também no almofariz.

 

Corte a rama do funcho e reserve para usar no final.

O bolbo cortamos ao meio verticalmente. Uma metade vamos usar para o refogado do arroz, a outra iremos grelhar e servir juntamente com o arroz, o que dará um sabor fumado muito bom.

Cortar uma metade do bolbo de funcho em fatias fininhas. Esta vamos usar no refogado.

Corte o restante do bolbo verticalmente em fatias mais grossas, as que vamos grelhar. Reserve.

funcho / fennel

risotto de funcho grelado / grilled fennel risotto

Para iniciar o arroz aqueça um fio de azeite numa panela, quando este estiver quente junte o alho picado e deixe refogar lentamente sem ganhar cor. Adicione de seguida o funcho que cortámos finamente e deixe cozinhar em lume brando. Quando o funcho começar a ficar translúcido podemos adicionar as sementes de funcho moídas. Cozinhar mais uns minutos.

Junte o arroz e aumente o lume. Mexemos bem até absorver a gordura do refogado. Nessa altura adicione o vinho branco e continue a mexer até evaporar parte do álcool.

Depois de o arroz ter absorvido o vinho, adicione a primeira concha de sopa do caldo de legumes quente e uma pitada de sal. Baixe o lume para que não coza rápido demais. Continue a adicionar conchas de caldo até estar cozido. Deixe absorver o caldo completamente antes de adicionar a próxima concha e mexa sempre que adicionar mais caldo. Demorará cerca de 15 minutos.

A meio da cozedura do arroz podemos grelhar as fatias de funcho que restam. Para isso aqueça muito bem uma frigideira/grelhador. Tempere as fatias de funcho com azeite e um pouco de sal e grelhe.

Quando o arroz estiver cozido retire do lume e adicione a manteiga, o parmesão, um pouco da rama do funcho picada e rectifique os temperos. Mexa até envolver tudo muito bem. Tape o tacho e deixe repousar durante 2 minutos. Vai ficar lindamente cremoso!

Sirva com as fatias de funcho grelhadas e polvilhe com um pouco de chilli em pó e mais parmesão ralado.

risotto de funcho grelhado / grilled fennel risotto

 

 

 

 

 

 

 

7 Comments

  1. Ginja 17/04/2013 at 18:55 · Reply

    Adorei! Tem mesmo bom aspecto com o funcho.
    Eu adoro risottos, desde que fiz o primeiro fiquei viciada :)
    Lindas as fotos, primaveris.
    Um abraço.

    • Filipe 17/04/2013 at 21:03 · Reply

      Muito obrigado Ginja! Também adoro risottos e este com o funcho é especialmente delicioso! Perfeito para o inicio da Primavera! Abraço.

  2. Tânia Constantino 23/04/2013 at 13:41 · Reply

    Cá em casa o Risotto é Rei… simplesmente adoramos de todas as maneiras!
    Vou levar a tua receita comigo porque está com um aspecto MARAVILHOSO e vai ser a ementa cá de casa para o feriado que está aí à porta!
    Parabéns pelo blog tens receitas maravilhosas…. uma pessoa começa-se logo a babar (dsc a expressão!).
    Beijinho
    Tanocas
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    • Filipe 24/04/2013 at 8:41 · Reply

      Obrigado Tânia! Fico feliz por teres gostado e por “levares” a receita! Depois diz como ficou! :)

  3. Cozinhar sem Lactose 01/05/2013 at 11:40 · Reply

    E eu a pensar que tinha inventado uma receita! :-D Realmente, não inventamos nada, já foi tudo feito! :-D Mas pronto, a minha tem a característica de não levar manteiga nem queijo. Esta tua também está com um ar delicioso!

    • Filipe 01/05/2013 at 12:12 · Reply

      Eu também acho que já não dá para inventar nada! O que interessa é desfrutar de ingredientes de boa qualidade! :)

  4. Pingback: Qual o melhor arroz para risotto? | Chilli com Todos

Leave a Reply

Back to top