salada de funcho e maçã com mozzarella

Sim, é verdade, as minhas aparições têm andado meio sumidas e as publicações aqui no blog também. A razão prende-se unicamente com isto: falta de tempo. Um argumento muito pouco original, eu sei, mas bastante real e, neste caso específico, algo que me deixa bastante contente.

Às vezes esperamos pelo tempo certo para tomar algumas decisões na vida, sem saber muito bem o que define esse tempo certo, que forma terá ou se vem acompanhado, quem sabe, por um croissant e um café. Talvez uma mousse de chia para os mais saudáveis.

Não há nenhum sinal específico que identifique a altura ideal para fazer mudanças. Ainda não sei muito bem explicar como esse tempo apareceu mas parece-me que está ligado a uma sucessão de acontecimentos, muitos deles inesperados, que ajudam a fazer o click e a pensar: É pá, se calhar é agora!

No último mês larguei o emprego que me pagava as contas e agarrei-me com unhas e dentes ao trabalho que me enriquece, metaforicamente falando, claro. Unhas e dentes, literalmente, porque a quantidade e a natureza do trabalho que entretanto surgiu assim o exige!

Tenho andado a fotografar comida para uma empresa inglesa, também passei pelo Algarve para concretizar parte de um projecto que anda a ser planeado e que em breve será divulgado. Em paralelo, continuam os jantares da Kinfolk organizados pela Sanda, nos quais tenho o prazer de contribuir com a minha comida. Aliás, amanhã realiza-se o próximo jantar kinfolk na Casa de Campo Cabeça da Cabra, um sítio lindo na Costa Vicentina.

Tudo isto tem exigido muito tempo e tenho sido obrigado a geri-lo da forma mais eficaz e rentável possível. Difícil, muito difícil! Não paro de pensar nas férias que se aproximam (segunda-feira!) e acho que as deste ano serão as mais merecidas de sempre!

Deixo-vos uma das saladas servidas no último jantar da Kinfolk que aconteceu em Abril em Lisboa. Isto sabe bem! Já tinha saudades de partilhar algo convosco!

salada de funcho e maçã

Salada de funcho e maçã com mozzarella

4 pessoas

  • 1 bolbo de funcho, laminado finamente
  • 4 rabanetes, laminados finamente
  • 1 chilli, sem sementes, picado
  • Rama de funcho, picada, a gosto
  • 1/2 maçã crocante (royal gala), fatiada finamente
  • 1 limão, raspa
  • Flor de sal, a gosto
  • 1 mozzarella
  • Parmesão ralado, a gosto

Molho vinagrete

  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • 1 colher de sobremesa de mostarda

Procedimento

1. Misturar o funcho, o rabanete, o chilli, a rama de funcho e a maçã numa saladeira. 2. Tempere com raspa de limão e uma pitada de flor de sal. Acrescente o mozzarella e envolva tudo delicadamente com as mãos. 3. Tempere com o vinagrete e polvilhe com o parmesão ralado.

Molho

1. Misture todos os ingredientes num frasco e agite bem.

4 Comments

  1. Rosa Cardoso 03/07/2015 at 15:22 · Reply

    Mudanças! Sempre boas na minha opinião! :)
    Finalmente a fazer aquilo que realmente gostas! Boa sorte ;)

  2. Su 21/07/2015 at 8:10 · Reply

    Tenho acompanhado os vossos gatherings ao longe e acho absolutamente fantástico :D Já quisera eu poder fazer algo assim.
    Esta salada vai direta para a minha lista pela simples razão de ter maçã, mozzarella e funcho ;)
    Grande beijinho e desejo que os projetos continuem a correr de vento em poupa… mas por favor não abandones aqui o teu espaço tão delicioso ao olhos.

  3. Marmita 30/07/2015 at 11:25 · Reply

    Muito boa sorte para a nova etapa eu cá adoro mudanças, e também adorei essa salada que tive o privilegio de provar, um beijo.

Leave a Reply

Back to top