Salmão com salva, abóbora manteiga e acelga

O Inverno está quase no final e a Primavera a chegar, os dias a ficar maiores, o cheiro na rua a mudar, a luz reconfortante… Sim, estou quase pronto para a mudança de estação, mas não sem antes me despedir da minha abóbora preferida, sem ela, tenho a certeza que o inverno seria ainda mais frio.

Esta receita denota um certa nostalgia em deixar os dias frios passados à lareira, mas, nesta fase de transição porque não juntar o melhor dos dois mundos?

Ingredientes

2 pessoas

  • 170g de arroz
  • 250g de abóbora manteiga cortada aos cubos
  • 1 cebola picada
  • Manteiga
  • Sal q.b.
  • Salva
  • 2 postas de Salmão (se possível sem espinhas)
  • Azeite
  • 10 folhas de acelgas, tamanho médio, sem talos
  • 1/4 copo de vinho branco
  • 1 dente de alho picado
  • Água

Vamos a isso

Começamos pela abóbora porque demora mais tempo. Enquanto coze podemos ir adiantando outras coisas. Cortamo-la aos cubos para assar no forno juntamente com um fio de azeite e pimenta. Cozinhar durante uns 20 minutos ou até estar cozida.

abóbora manteigasalmão, acelgas, salvaposta de salmãosalmão e salva

Para preparar o salmão faça pequenos cortes na pele onde vamos introduzir pequenas folhas de salva que vão aromatizar de um modo perfeito o nosso peixe. Reserve.

O arroz é muito semelhante ao risotto mas em vez de parmesão vamos usar a abóbora que vai derreter-se na boca que nem manteiga. Comece a fazer o arroz só quando a abóbora estiver quase pronta.

No tacho já ao lume deite um fio de azeite, quando este estiver quente junte o alho e a cebola picada. Vamos amolecer a cebola até ficar translúcida, o momento certo para acrescentar o arroz e deixá-lo absorver toda aquela gordura.

Quando o arroz começar a secar adicione o vinho branco, mexa muito bem e deixe evaporar o álcool mas sem secar demasiado. Adicionamos a água, a medida deve ser duas vezes a do arroz. Tempere com um pouco de sal, feche o tacho e deixe cozer em lume brando durante 7 a 10 minutos ou até ficar “Al dente”.

A meio da cozedura juntamos ao arroz as acelgas cortadas. E é também o momento ideal para começar o nosso salmão.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite, quando estiver bem quente adicione o salmão com a pele voltada para baixo e coloque o lume  no mínimo. Queremos que a pele fique bem crocante, mas cuidado para não queimar. Tempere com um pouco de sal. A posta deverá ser virada apenas quando se soltar facilmente da frigideira, se isso nao acontecer é porque ainda é cedo. Cozinhar uns 2 a 3 minutos de cada lado, dependendo do seu tamanho. Finalize com uma noz de manteiga para aproveitar algum desse molho.

Depois de cozido o arroz, retire do lume e adicione a abóbora em puré (simplesmente esmagada com um garfo), uma colher de sopa de manteiga e rectifique o sal. Envolva tudo gentilmente até obter uma consistência cremosa. Pronto a servir juntamente com o salmão. Não se esqueça de colocar o molho do salmão por cima…

Venha a Primavera!

salmão com salva, abóbora manteiga e acelgas

3 Comments

  1. Elianne 13/06/2013 at 2:32 · Reply

    Oi Felipe
    Fiz o ristoto com algumas modificações acrescentei espinafres no lugar das acelgas
    Deu muito certo!!! Foi dia dos namorados aqui no Brasil, comemoramos em grande estilo com vinho branco Chablis
    Obrigada pela dica

    • Filipe 18/06/2013 at 10:44 · Reply

      Que bom! De certeza que ficou óptimo!

  2. Charita 30/06/2013 at 12:55 · Reply

    Loved the way you used the sage, putting it inside the salmon!

Leave a Reply

Back to top