sopa de tomate assado com guacamole de manjericão

Manga, Abacate e Tomate.

Se tivesse que eleger os 3 melhores companheiros deste verão, seriam estes! A sério, ando completamente viciado neste trio, e gosto cada vez mais de começar o dia com um abacate fatiado, suavemente polvilhado com sal e pimenta preta, acompanhado de um vigoroso tomate e uma estaladiça fatia de pão torrado, tudo iluminado com um cristalino fio de azeite. Para terminar em perfeição, uma manga fatiada, bem fresca! E não me importo de repetir no dia seguinte!

Tem sido de tal forma obsessivo que quando vamos passar uns dias fora, eles têm de fazer parte da lista de coisas a levar. Como medida de segurança, claro! Já a Ana, visivelmente desmotivada, de vez em quando pergunta: “Abacate e tomate… outra vez?!”. Talvez não seja aquilo que ela prefere comer repetidamente de manhã. Mas eu estou simplesmente a aproveitar o que a natureza me oferece no tempo certo, deixem-me aproveitar enquanto há!

Esta sopa é uma verdadeira descoberta, foi a primeira vez que comi sopa de tomate. Lembrei-me exactamente da pizza que fiz o ano passado, também com tomate assado. Mais uma vez, o tomate adquire uma profundidade de sabor imensa! Optei por não adicionar sumo de limão ao guacamole de manjericão uma vez que o tomate já tem uma certa acidez.

guacamole de manjericão

Sopa de tomate assado com guacamole de manjericão

Serve 4 a 5

Sopa

  • 2 kg de tomate de rama
  • Vinagre balsâmico, a gosto
  • Tomilho fresco, a gosto
  • 1 cabeça de alho, inteira
  • Azeite
  • 2 cebola médias, picadas
  • 1 folha de louro
  • Água
  • Sal integral e pimenta preta, a gosto
  • Açúcar, a gosto (opcional)

Guacamole de manjericão

  • 2 abacates, descascados e cortados em cubos
  • 2 mãos cheias de manjericão, picado
  • 1 chilli verde, sem sementes, picado
  • 1 cebola roxa, finamente picada
  • Sal integral e pimenta preta, a gosto
  • 1 fio de azeite

Procedimento

Sopa

1. Pré aquecer o forno a 200°. 2. Corte o tomate ao meio e coloque-o num tabuleiro de forno com o corte virado para cima. 3. Tempere com folhas de tomilho e salpique com um pouco de vinagre balsâmico. 4. Acrescente a cabeça de alho ao tomate, cubra o tabuleiro com folha de alumínio. 5. Assar no forno, cerca de uma hora, ou até que o tomate reduza o seu volume para metade e obtenha uma cor vermelha escura (quanto mais tempo assar, mais doce ficará a sopa). 6. Faça um refogado em lume brando com a cebola, o louro e um fio de azeite. Até a cebola amolecer. 7. Retire a folha de louro. 8. Junte o tomate assado ao refogado. 9. Aperte bem a cabeça de alho até sair o creme de alho, junte esse creme ao tomate. 10. O tomate vai soltar alguma água com a cozedura. Acrescente mais um pouco de água quente, apenas o suficiente para cobrir o tomate. Deixe ferver em lume brando alguns minutos, até o tomate começar a ficar mais cremoso. 11. Triture tudo muito bem e tempere a gosto com sal e pimenta. Se achar a sopa muito ácida adicione um pouco de açúcar.

Guacamole

1. Junte todos os ingredientes numa taça e misture gentilmente sem esmagar muito o abacate. 2. Sirva como topping na sopa de tomate.

Uma fatia de pão torrado é sempre bem vinda!

6 Comments

  1. Ondina Maria 20/08/2014 at 12:14 · Reply

    Parece-me super bem mas compreendo o lado da Ana: é que eu tb sou gaja que gosta de variar o pequeno-almoço. Quanto à sopa, já estou fã. Pena que já tenha comido sopa de tomate durante esta semana, senão juro que fazia esta tua receita. Fica a aguardar, uma ou duas semaninhas. Sim, que este frio pede sopinha quente!

  2. Rosa 20/08/2014 at 17:07 · Reply

    Abacate é que não é o meu forte :) como sabes, mas de resto.. muito bom! :)
    Ana, estou contigo! Faz umas panquecas (não de tomate) e deixa a sopa para o Filipe :D

    Fotos maravilhosas, eu basicamente só olho para as fotos.

  3. Pingback: it Receitas | Sopa de tomate assado com guacamole de manjericão - it Receitas
  4. Lina 22/08/2014 at 22:04 · Reply

    Que delícia de sabores! tenho a certeza que ía adorar… E que fotos tão, tão lindas!!!
    Eu sou como tu, ando épocas infindas a comer o mesmo pequeno-almoço, até que apareça uma outra combinação que me conquiste…
    Beijinho

  5. Ginja 23/08/2014 at 11:59 · Reply

    Bem sei o que é sentir isso, aproveitar enquanto há!
    E adoro manga, abacate e tomate. Temos imensos tomates a crescer na nossa horta, então todos os dias são dias de algo com tomate na mesa, nem que seja uma simples salada que tão bem acompanha o peixe na brasa.
    Adorei esse guacamole, coisa boa.
    Um beijinho.

  6. Patrícia 08/09/2014 at 6:46 · Reply

    Tomate assado também tem sido a minha obsessão este verão por isso adorei esta sopa e hei-de experimentar em breve! E com o guacamole acho que fica absolutamente perfeito!

Leave a Reply

Back to top