sorvete de leite de coco com syrup de mel e lima

Só para informar que ainda visto calções, t-shirt e saio de casa com sapatilhas nos pés (ou ténis, como preferirem). Ainda tenho tomate na fruteira em cima da mesa, uma melancia gigante no frigorífico e delicio-me com abacate ao pequeno almoço.

Não querendo alongar-me muito dentro desta temática meteorológica que tanto mexe a esfera blogueira, digo apenas isto: ainda é verão!

Não me apetece comer nem abóbora, nem assados de longa duração nem qualquer outra coisa que me lembre o Outono, a chuva e o frio. Ainda é verão! Ainda não desapareceu totalmente, pelo menos para mim!

Se sentem o mesmo, juntem-se a mim e a este refrescante sorvete de coco que inicialmente seria de coco e abacate, mas essas experiências não foram muito bem sucedidas.

O sorvete fica muito mais cremoso sim, mas o sabor do abacate altera-se com o tempo, provavelmente por causa do frio ou uma possível oxidação. Digamos que não achei o resultado muito agradável. Voltamos à clássica combinação coco-lima, funciona sempre! O poder acutilante da lima é perfeito para cortar a doçura do leite de coco.

lima e abacate

Sorvete de leite de côco com syrup de lima e mel

Sorvete de leite de coco com syrup de lima e mel

serve 4

Sorvete

  • 400ml de leite de coco
  • 80g de açúcar em pó
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 limas, raspa
  • 2 claras de ovo médio

Syrup de lima e mel

  • 1 colher de sopa de óleo de côco
  • 100ml de mel de boa qualidade
  • 100ml de sumo de lima
  • 1 pitada de sal integral

Procedimento

Sorvete

1. Congele o leite de coco em covetes de gelo. 2. Num robot de cozinha que pique gelo, junte o leite de coco congelado, a raspa de lima, o açúcar e o extrato de baunilha. 3. Picar muito bem até obter uma textura uniforme. 4. Acrescente as claras de ovo e pique novamente. A textura irá mudar e quase instantaneamente obterá um sorvete cremoso e suave. 5. Sirva imediatamente ou reserve no congelador, cerca de uma hora, se a consistência não for a desejada.

Notas: Se usar ovos de tamanho L, uma clara pose ser o suficiente, adicione uma de cada vez; O sorvete pode ser guardado no congelador durante bastante tempo mas deve ser retirado uns 15 minutos antes de servir, porém a textura não será a mesma. Se tiver um congelador no frost a textura fica praticamente inalterada.

Syrup de lima e mel

(Deve ser preparado com antecedência)

1. Derreta o óleo de coco numa caçarola pequena. 2. Num recipiente à parte combine o mel, o sumo de lima e uma pitada de sal. 3. Adicione esta mistura ao óleo de côco derretido. Quando começar a ferver baixe para que continue a ferver lentamente durante uns 3 a 4 minutos, até o molho engrossar. 4. O syrup deve servir-se à temperatura ambiente.

12 Comments

  1. ana morais 30/09/2014 at 14:11 · Reply

    sr. filipe, se o senhor não concorrer aos prémios saveur 2015 para melhor best food photography blog, eu mesma o inscrevo! :)

    tudo lindo como sempre (e delicioso)

    • Filipe 30/09/2014 at 22:00 · Reply

      Olá Ana, que honra ler o teu comentário! Obrigado! Espero concorrer sim, mas podes inscrever-me também! :)

  2. Rute Jacinto 30/09/2014 at 21:49 · Reply

    Olá olá, como sempre, uma delicia de receita, um espanto de fotos!
    Adorei o sorvete, fiquei com água na boca e a recordar os dias de Verão! Uma dúvida: qual é a quantidade de gelo?
    Bjinhos

    • Filipe 30/09/2014 at 21:53 · Reply

      Olá Rute, não leva gelo ;) o leite de coco é congelado em covetes de gelo e depois picado.

  3. Pimentinha 02/10/2014 at 4:31 · Reply

    Embora já me sinta no Outono, gosto de gelados o ano inteiro e de coco então… não resisto!
    Lindas fotos!

    • Filipe 07/10/2014 at 9:26 · Reply

      Eu também Pimentinha! ;) Obrigado!

  4. Acosta 06/10/2014 at 14:36 · Reply

    Olá,
    Gosto muito das receitas tenho pena que especialmente em sobremesas, gelados e sorvetes invariavelmente incluam nos ingredientes: farinha trigo, ovos, leite e derivados.
    Num sorvete há algum substituto para a clara de ovo? Para chantilly há substituto para as natas?
    obg

    • Filipe 07/10/2014 at 9:25 · Reply

      Olá Acosta, obrigado pelo teu comentário! Eu não tenho nenhuma intolerância alimentar, no entanto tento ter cuidado com a utilização de alguns ingredientes e outros que simplesmente excluí da minha alimentação como o leite. Quanto aos substitutos que me questionas: A clara de ovo é responsável pela cremosidade do sorbet, não estou a ver nenhum substituto que o faça de forma tão eficaz, mas vou investigar. Podes fazer sem claras, mas não ficará cremoso. Em relação às natas, depende do uso que lhes queres dar. Vê este video: https://www.youtube.com/watch?v=QEzkecvSfrA Nunca experimentei, mas tenho visto algumas receitas semelhantes.

  5. Mariza 06/10/2014 at 15:46 · Reply

    Combinação perfeita: fotos maravilhosas e receitas deliciosas.
    E também uma dúvida para tirar – há algum outro oleo que possa substituir o de coco?

    • Filipe 07/10/2014 at 9:09 · Reply

      Obrigado Mariza! Podes simplesmente omitir o óleo de coco, acho que funcionará na mesma.

  6. Ondina Maria 10/10/2014 at 12:24 · Reply

    Chego tarde mas com grande vontade de permanecer nesses teu limbo. Sim, também eu, contra todos os meus princípios de adoradora de Outono, recuso a deixar que este verão mortiço desapareça de vez. E sim, um gelado é sempre bem-vindo, nem que não seja sugar-free :p

    • Filipe 12/10/2014 at 18:35 · Reply

      Parece que o limbo desapareceu de vez! Vou afogar as mágoas num gelado cheio de açúcar! :)

Leave a Reply

Back to top