tarte de alho francês caramelizado em vinagre balsâmico

Às vezes não existe uma receita, nada planeado para cozinhar. Abre-se o frigorifico, vasculha-se as prateleiras da dispensa na esperança de encontrar algo que nos apeteça comer. Esta receita é fruto disso.

Precisa de uns certos ajustes pois nem sempre temos tudo o que precisamos, mas a mistura do alho francês com o vinagre balsâmico desculpa quase tudo…certo?

alho francês, tomilho, cebolinho,

Ingredientes

  • 1 embalagem de massa folhada
  • 4 ovos
  • 2 alho francês (só tinha um em casa, mas achei que aguentava mais)
  • 1 pacote de natas
  • 1 molho de cebolinho fresco
  • 1 molho de tomilho fresco
  • vinagre balsâmico qb
  • manteiga
  • sal qb
  • pimenta qb

Vamos a isso

Aquecer o forno a 180 – 200º.

Colocamos uma frigideira ao lume com um pouco de manteiga e uns raminhos de tomilho, acrescentamos o alho francês cortado longitudinalmente e fritamos em lume brando. Viramos uma vez, com cuidado para não se abrir muito.

Quando estiver meio cozido deite-lhe um pouco de vinagre balsâmico e deixe evaporar ligeiramente. Quando voltar a fazer esta receita serei um pouco mais generoso com o vinagre… Retire do lume e reserve.

tarte de alho francestarte de alho frances caramelizado

Para o recheio da tarte, misture numa taça os ovos batidos, as natas, o cebolinho picado, um pouco de sal e pimenta. Coloque esta mistura na forma previamente preenchida com a massa folhada.

Por cima do recheio colocamos a atracção principal. O alho francês lindamente caramelizado. Não se esqueça de regar o topo da tarte com o delicioso molho de vinagre e manteiga aromatizado com tomilho.

Cozinhar no forno durante 15 a 20 minutos.

tarte de alho francês caramelizado em vinagre balsâmico

 

 

 

 

 

5 Comments

  1. isabel 02/03/2013 at 10:23 · Reply

    gosto especialmente da escrita descomplicada e muito percebível. Não preciso de ir a um dicionário especifico ver o que é “esturgir”….

    • frazao 02/03/2013 at 14:21 · Reply

      Obrigado Isabel!

  2. Gea 14/03/2014 at 22:29 · Reply

    Não resisti a experimentar esta receita hoje para o jantar, com algumas alterações nomeadamente a nível da massa que fiz sem glúten. Em vez de natas, que não encontro biológicas, optei pelo creme de arroz e como também substitui o manteiga por azeite, acabou por ficar uma alternativa sem lactose :).Ficou simplesmente deliciosa e as crianças adoraram também. Fiquei um pouco confusa com a parte do molho de vinagre e o que fiz foi: depois de tirar o alho da frigideira, deitei um pouco de vinagre e deixei reduzir um pouco na gordura restante. Era isso? Pretendo colocá-la no meu blog e no facebook ainda este fim-de-semana (espero que não se importe).

    • Filipe 14/03/2014 at 22:46 · Reply

      Gea, a ideia era caramelizar o alho francês em vinagre balsâmico com este ainda na frigideira. Mas assim também deve resultar. Pode publicar à vontade!

  3. Gea 15/03/2014 at 18:50 · Reply

    Sim Filipe, eu fiz isso: caramelizeio alho francês com vinagre balsâmico. Mas pareceu-me que também teria um molho à parte e por isso reduzi um pouco mais de vinagre na gordura restante e o que é certo resultou muito bem mas provavelmente não será necessário fazer mais molho posteriormente ;)

Leave a Reply

Back to top