world food tourism summit

Estoril vai acolher um grande evento que junta a gastronomia e o turismo num conjunto de palestras e outros eventos paralelos. O World Food Tourism Summit 2015, promovido pela associação APTECE, ocorrerá nos dias 8 a 11 de Abril no Centro de Congressos do Estoril e pretende estimular o diálogo e a partilha de conhecimentos na área do turismo gastronómico.

O programa, que é altamente sugestivo, reúne oradores nacionais e internacionais de diversas especializações. Chefs, branding experts, jornalistas, bloggers, investigadores e outros que irão abordar questões transversais as estas duas áreas.

Aguardo com expectativa, por exemplo, a palestra de Luís Rasquilha, no segundo dia, com a pergunta would you travel for food? Bem, o meu caderno de viagens resume-se a moradas de padarias, pastelarias ou restaurantes, portanto, pessoalmente, acho que é o meu impulsionador principal. Mesmo não sendo, acredito no seu papel importante na preparação de uma viagem.

E prever o futuro nesta indústria, é possível? Talvez, se estivermos atentos às tendências emergentes no turismo gastronómico. O professor e especialista em turismo Ian Yeoman falará sobre essas tendências. No terceiro dia, uma palestra dividida por três oradores abordará o papel do turismo na preservação da cultura gastronómica.

São apenas alguns destaques do programa que, como referi, será complementado com eventos paralelos. Um deles, o lançamento do livro de Nelson Carvalheiro, blogger que admiro e altamente merecedor do título World Travel Blogger 2015 – Fitur. E ainda o Street Food European Festival que começa mais cedo, dia 4 de Abril e se estende até domingo, dia 12.

No total serão 10 dias inteiramente dedicados a este tema. Penso que é um evento importante para todos os que têm interesse nesta área. Espero ver-vos por lá!

Leave a Reply

Back to top