Com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo na minha vida neste momento, tem sido muito difícil manter uma rotina de publicação regular, mas achei que gostariam de ver algumas imagens do último retreat que eu e a Olaiya organizámos em Lisboa, o Lisbon Like a Local – Culinary & Creative Retreat no outono passado. Talvez com isso despertar o vosso interesse no próximo evento, Alentejo Nature, Handcraft & Culinary Retreat, que irá decorrer de 14 a 19 de Outubro em São Lourenço do Barrocal, Monsaraz.

Em Lisboa, passeámos pelas ruas de Alfama e comemos pastéis de nata qual lisboeta a desfrutar da sua cidade. Almoçámos e jantámos em restaurantes. Com o chef João Magalhães aprendemos a cozinhar algumas receitas tradicionais como Bacalhau à Brás. Num dos dias mais longos visitámos a Ericeira para nos encontrarmos com o Luís Inácio e ouvi-lo falar apaixonadamente sobre ouriços do mar. Obviamente não saímos de lá sem os provar. Ainda nesse dia almoçámos junto ao mar talvez a melhor e mais rica sopa de marisco que já me passou pela frente. Aprendemos ainda com artistas locais como a Inês, a Margarida e a Joana, cujo trabalho voa para lá destas fronteiras.

Gosto sempre de reafirmar quão orgulhoso e entusiasmado fico quando penso que Portugal sabe receber tão bem. Para além do sol, do mar, da comida, do vinho, do queijo, da pastelaria, Portugal tem gosto na partilha, na conversa acalorada ao ritmo duma cerveja e de um pires de tremoços. É esse o ADN deste país.

E é por isso que eu e a Olaiya decidimos voltar a repetir a experiência. Desta vez num local que nos é muito querido, o Alentejo. Lembro-me da primeira vez que a Olaiya, visivelmente excitada com a descoberta, me falou do Alentejo. Foram palavras semelhantes a quem tinha acabado de descobrir uma preciosa parte do mundo, daquelas que partilhamos com algumas reservas porque, de alguma forma secreta, a queremos incógnita só para nós. Sabendo que isso não será possível e dando razão ao bom e velho espírito português, lá vamos nós outra vez.

O que podem esperar do Alentejo Nature, Handcraft & Culinary Retreat em Outubro? Bem, comida não faltará. Boa comida, daquela que só é possível no Alentejo. Faremos provas de vinho, azeite, queijo e enchidos. Iremos visitar alguns artesãos da região e aprender como se fazem as típicas mantas alentejanas e a olaria tradicional. Temos ainda planeado um picnic a bordo de um barco antigo, aulas de culinária comigo e com a Olaiya ou com um chef local numa experiência da horta para a mesa. Visitas culturais a lugares históricos. Tudo isto alojados em São Lourenço do Barrocal, um hotel com uma atmosfera tipicamente alentejana. Durante 6 dias iremos, mais uma vez, partilhar aquilo que mais gostamos em Portugal.

Sigam o link para mais informações sobre o Alentejo Nature, Handcraft & Culinary Retreat.

Back to top