brownies de batata doce com arandos

O facto de raramente fazer doces não quer dizer que não goste deles. Aliás, gosto tanto que evito ao máximo fazê-los, ou mesmo tê-los em casa, senão é um descontrolo, garanto-vos!  E eu assumo toda a responsabilidade!

Há umas semanas peguei numa receita antiga de brownies, aquela em que deposito toda a minha confiança para ocasiões em que é necessário impressionar, uma espécie de trunfo. Vocês sabem, de certeza que também têm os vossos, uma data deles, estou certo. Ora, eu só tenho este, e não preciso de mais, esta receita já tem provas prestadas! A verdade é que já não a fazia há tanto tempo que, quando reli os ingredientes, quase fiquei em choque com a quantidade de manteiga e açúcar. Vou tentar esquecer isso e continuar, pensei eu, mas com a sensação de que era a última vez que a fazia.

Como era de esperar, os brownies não desiludiram e isso é a prova de que são realmente bons. E são, bolas! Os melhores que conheço. Húmidos e tão densos de sabor que praticamente esqueço os 250g de manteiga e os 300g de açúcar. Sim, arrependimento é a palavra certa para descrever aquilo que vem a seguir.

Mas esta nova versão de brownies está muito longe desse sentimento, e será uma grande vitória se conseguir substituir o actual trunfo por uma versão sem açúcar refinado, sem glúten e sem manteiga!

Esta receita teve o apoio da Myprotein, uma loja online que disponibiliza vários produtos de alimentação saudável, dos quais destaco as farinhas, o óleo de coco e a vasta seleção de snacks saudáveis.

brownies de batata doce e arandos

Brownies de batata doce e arandos

Adaptado de Deliciously Ella

10-12 brownies

  • 400g de batata doce, descascada
  • 12 tâmaras medjool, descaroçadas
  • 60g de avelã moída
  • 60g de farinha de trigo sarraceno
  • 4 colheres de sopa de cacau cru
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de óleo de coco (em estado sólido)
  • 100g de arandos desidratados

Procedimento

1. Pré aquecer o forno a 180°. 2. Asse a batata doce sem pele e fatiada, durante 15 a 20 minutos ou até ficar macia. 3. Transfira a batata doce para um processador de alimentos, junte as tâmaras e pique até obter uma mistura cremosa, sem pedaços de tâmara. 4. Adicione o resto dos ingredientes, excepto os arandos. Pique novamente até envolver tudo. 5. Junte agora os arandos e misture-os manualmente com a massa, usando uma colher. 6. Transfira a massa para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Espalhe-a, uniformemente, com a ajuda de uma espátula. 7. Leve ao forno e deixe cozer durante 15 a 20 minutos. 8. Retire do forno, remova os brownies do tabuleiro levantando o papel vegetal com cuidado e deixe arrefecer completamente antes de cortar.

11 Comments

  1. Ondina Maria 10/04/2015 at 8:17 ·

    Este é o meu tipo de doces: sugar-free! Não quer dizer que de vez em quando não faça algo mais tradicional, principalmente quando sei que os comensais não vão à bola com as minhas convicções alimentares, mas a verdade é que cada vez mais me identifico com aquilo que é mais saudável e livre de alimentos refinados e /ou processados. Tenho que experimentar estes brownies, até porque batata doce e tâmaras são coisas que nunca me faltam em casa 🙂

  2. Sandra 10/04/2015 at 10:01 ·

    Perfeitos, excelente receita para esta fase da minha dieta sem glúten e com menos açúcar!

  3. Filipe 10/04/2015 at 10:07 ·

    Ondina, eu sabia que esta receita tinha a tua cara! Espero que gostes, cada vez mais estou a sentir que este é o caminho.

  4. Filipe 10/04/2015 at 10:07 ·

    Óptimo Sandra! Espero que gostes!

  5. Helena 10/04/2015 at 10:10 ·

    Excelente aspecto! Gostei muito desta combinação tão saborosa de ingredientes, que provam que é possível comer saudável sem perder sabor!
    Helena
    Cooking

  6. Filipe 10/04/2015 at 10:34 ·

    Sem dúvida nenhuma que é possível! Ainda bem que gostaste Helena!

  7. Sara Cabido 16/04/2015 at 12:43 ·

    De batata doce? Mas que aspecto divinal…e que enorme surpresa! Fiquei muito curiosa e acho que este fim de semana vou arriscar e experimentar esta receita! Fotografia deliciosa, como sempre!

    Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

  8. Filipe 16/04/2015 at 13:51 ·

    Sara, é mesmo batata doce! E vale bem a pena, experimenta e depois diz o que achaste!

  9. Joana 16/11/2015 at 18:23 ·

    Parece delicioso, e vou tentar fazer, mas antes disso tenho uma dúvida: pode-se subtituir o óleo de coco por azeite? Por norma uso azeite em todas as receitas, nunca uso óleo (do “normal, de girassol ou outro) e por vezes uso azeite mesmo em substituição da manteiga. Honestamente, não vejo motivo para gastar 12 euros numa embalagem de óleo de coco quando está provado que o azeite é uma forma de ingerir gorduras…. se tiver paciêcia, gostava de ouvir o seu lado da história. Desde já obrigada.

  10. Filipe 17/11/2015 at 18:03 ·

    Olá Joana, obrigado pelo comentário. O azeite é tão inigualável quanto o óleo de coco, tanto nas propriedades como no sabor. Gosto muito de azeite, não vivo sem ele e acho que temos o melhor azeite do mundo. Assim como também não não vivo sem óleo de coco. Um caril sem óleo de coco não é a mesma coisa garanto-lhe, e honestamente estes brownies acho que também não seriam a mesma coisa, por causa do sabor. Mas sugiro que experimente, pode ficar bom. A razão pela qual o óleo de coco é incrível deve-se a vários factores: Aguenta temperaturas sem mudar a sua composição (o que não acontece com o azeite), por isso é excelente para cozinhar; é rico em fibras, vitaminas e minerais que reduzem o risco de cancro; tem propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas; É um excelente hidratante para a pele e cabelo. Como pode ver, é um dos óleos mais completos que existem e ainda por cima é saboroso! Devia experimentar. Eu compro óleo de coco bio a cerca de 4€ na Miosotis. Pode comprar online pelo valor que falou sim, provavelmente uma embalagem de 500ml, que dura imenso tempo. Pronto, sou um adepto assumido do óleo de coco 🙂

  11. Joana 17/11/2015 at 18:29 ·

    Muito obrigada. Com este entusiasmo todo vou experimentar (embora não haja Miosotis no Porto conheço lojas que devem ter). Mas provavelmente antes disso ainda tento fazer os brownies com azeite 😉

Leave a Reply

Back to top