brownies de batata doce com arandos

O facto de raramente fazer doces não quer dizer que não goste deles. Aliás, gosto tanto que evito ao máximo fazê-los, ou mesmo tê-los em casa, senão é um descontrolo, garanto-vos!  E eu assumo toda a responsabilidade!

Há umas semanas peguei numa receita antiga de brownies, aquela em que deposito toda a minha confiança para ocasiões em que é necessário impressionar, uma espécie de trunfo. Vocês sabem, de certeza que também têm os vossos, uma data deles, estou certo. Ora, eu só tenho este, e não preciso de mais, esta receita já tem provas prestadas! A verdade é que já não a fazia há tanto tempo que, quando reli os ingredientes, quase fiquei em choque com a quantidade de manteiga e açúcar. Vou tentar esquecer isso e continuar, pensei eu, mas com a sensação de que era a última vez que a fazia.

Como era de esperar, os brownies não desiludiram e isso é a prova de que são realmente bons. E são, bolas! Os melhores que conheço. Húmidos e tão densos de sabor que praticamente esqueço os 250g de manteiga e os 300g de açúcar. Sim, arrependimento é a palavra certa para descrever aquilo que vem a seguir.

Mas esta nova versão de brownies está muito longe desse sentimento, e será uma grande vitória se conseguir substituir o actual trunfo por uma versão sem açúcar refinado, sem glúten e sem manteiga!

Esta receita teve o apoio da Myprotein, uma loja online que disponibiliza vários produtos de alimentação saudável, dos quais destaco as farinhas, o óleo de coco e a vasta seleção de snacks saudáveis.

brownies de batata doce e arandos

Brownies de batata doce e arandos

Adaptado de Deliciously Ella

10-12 brownies

  • 400g de batata doce, descascada
  • 12 tâmaras medjool, descaroçadas
  • 60g de avelã moída
  • 60g de farinha de trigo sarraceno
  • 4 colheres de sopa de cacau cru
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de óleo de coco (em estado sólido)
  • 100g de arandos desidratados

Procedimento

1. Pré aquecer o forno a 180°. 2. Asse a batata doce sem pele e fatiada, durante 15 a 20 minutos ou até ficar macia. 3. Transfira a batata doce para um processador de alimentos, junte as tâmaras e pique até obter uma mistura cremosa, sem pedaços de tâmara. 4. Adicione o resto dos ingredientes, excepto os arandos. Pique novamente até envolver tudo. 5. Junte agora os arandos e misture-os manualmente com a massa, usando uma colher. 6. Transfira a massa para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Espalhe-a, uniformemente, com a ajuda de uma espátula. 7. Leve ao forno e deixe cozer durante 15 a 20 minutos. 8. Retire do forno, remova os brownies do tabuleiro levantando o papel vegetal com cuidado e deixe arrefecer completamente antes de cortar.

11 Comments

  1. Ondina Maria 10/04/2015 at 8:17 · Reply

    Este é o meu tipo de doces: sugar-free! Não quer dizer que de vez em quando não faça algo mais tradicional, principalmente quando sei que os comensais não vão à bola com as minhas convicções alimentares, mas a verdade é que cada vez mais me identifico com aquilo que é mais saudável e livre de alimentos refinados e /ou processados. Tenho que experimentar estes brownies, até porque batata doce e tâmaras são coisas que nunca me faltam em casa :)

    • Filipe 10/04/2015 at 10:07 · Reply

      Ondina, eu sabia que esta receita tinha a tua cara! Espero que gostes, cada vez mais estou a sentir que este é o caminho.

  2. Sandra 10/04/2015 at 10:01 · Reply

    Perfeitos, excelente receita para esta fase da minha dieta sem glúten e com menos açúcar!

    • Filipe 10/04/2015 at 10:07 · Reply

      Óptimo Sandra! Espero que gostes!

  3. Helena 10/04/2015 at 10:10 · Reply

    Excelente aspecto! Gostei muito desta combinação tão saborosa de ingredientes, que provam que é possível comer saudável sem perder sabor!
    Helena
    Cooking

    • Filipe 10/04/2015 at 10:34 · Reply

      Sem dúvida nenhuma que é possível! Ainda bem que gostaste Helena!

  4. Sara Cabido 16/04/2015 at 12:43 · Reply

    De batata doce? Mas que aspecto divinal…e que enorme surpresa! Fiquei muito curiosa e acho que este fim de semana vou arriscar e experimentar esta receita! Fotografia deliciosa, como sempre!

    Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

    • Filipe 16/04/2015 at 13:51 · Reply

      Sara, é mesmo batata doce! E vale bem a pena, experimenta e depois diz o que achaste!

  5. Joana 16/11/2015 at 18:23 · Reply

    Parece delicioso, e vou tentar fazer, mas antes disso tenho uma dúvida: pode-se subtituir o óleo de coco por azeite? Por norma uso azeite em todas as receitas, nunca uso óleo (do “normal, de girassol ou outro) e por vezes uso azeite mesmo em substituição da manteiga. Honestamente, não vejo motivo para gastar 12 euros numa embalagem de óleo de coco quando está provado que o azeite é uma forma de ingerir gorduras…. se tiver paciêcia, gostava de ouvir o seu lado da história. Desde já obrigada.

    • Filipe 17/11/2015 at 18:03 · Reply

      Olá Joana, obrigado pelo comentário. O azeite é tão inigualável quanto o óleo de coco, tanto nas propriedades como no sabor. Gosto muito de azeite, não vivo sem ele e acho que temos o melhor azeite do mundo. Assim como também não não vivo sem óleo de coco. Um caril sem óleo de coco não é a mesma coisa garanto-lhe, e honestamente estes brownies acho que também não seriam a mesma coisa, por causa do sabor. Mas sugiro que experimente, pode ficar bom. A razão pela qual o óleo de coco é incrível deve-se a vários factores: Aguenta temperaturas sem mudar a sua composição (o que não acontece com o azeite), por isso é excelente para cozinhar; é rico em fibras, vitaminas e minerais que reduzem o risco de cancro; tem propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas; É um excelente hidratante para a pele e cabelo. Como pode ver, é um dos óleos mais completos que existem e ainda por cima é saboroso! Devia experimentar. Eu compro óleo de coco bio a cerca de 4€ na Miosotis. Pode comprar online pelo valor que falou sim, provavelmente uma embalagem de 500ml, que dura imenso tempo. Pronto, sou um adepto assumido do óleo de coco :)

  6. Joana 17/11/2015 at 18:29 · Reply

    Muito obrigada. Com este entusiasmo todo vou experimentar (embora não haja Miosotis no Porto conheço lojas que devem ter). Mas provavelmente antes disso ainda tento fazer os brownies com azeite ;)

Leave a Reply

Back to top