Cenouras assadas com tomilho, vinho branco e avelãs

Primeiro foram as laranjas (que ainda por cá andam), agora os abacates! Tenho a casa cheia deles e não imaginam a felicidade que é! Não consigo deixar de sentir alguma satisfação cada vez que os vejo ali, no parapeito da janela, arrumadinhos em fila. Estão apontados para o sol, pacientemente à espera de amadurecer.

Depois de uns anos adormecido, posso dizer que o abacateiro da minha avó “ressuscitou” e muitos dos frutos caíram cá em casa! Mais: está cheio de flor, desconfio que esta abundância vai repetir-se nos próximos meses!

Se eu gosto assim tanto de abacate? Imaginem o que é comer abacate quase todos os dias, várias vezes ao dia. Não enjoo nem me canso, portanto, concluo que sim!

Desculpem a falta de coerência, estou aqui a falar de abacates e apresento-vos uma receita de cenouras. A verdade é que por mais tentativas que faça gosto mesmo é de os comer ao natural, com um fio de azeite, uma pitada de flor de sal e pimenta preta. Tudo o que vai além disso, parece que pesa na consciência. O peso de quem comete o erro de adulterar um estado de pureza altamente precioso e que deve ser mantido o mais intacto possível. Por isso mantenho-me fiel à simplicidade!

Agora estou na expectativa, qual será a próxima avalanche? Ervilhas e tomates, aguardo pacientemente! Entretanto, aproveito para ligar o forno mais uma vez e assar umas cenouras temperadas com sumo de laranja e vinho branco.

Cenouras

cenouras com rama

Cenouras assadas com tomilho, vinho branco e avelãs

Do livro What Katie Ate: Recipes and Other Bits and Bobs, de Katie Quinn Davies

Serve 4

  • 70g de avelãs
  • 10-12 cenouras pequenas
  • Tomilho fresco, a gosto
  • Sal integral, a gosto
  • Pimenta preta, a gosto
  • 3 colheres de sopa de vinho branco
  • 1 laranja média, sumo
  • 1 fio de azeite
  • 2 nozes de manteiga

Procedimento

1. Pré-aquecer o forno a 180° (com ventoinha) ou 200° (sem ventoinha). 2. Coloque as avelãs no forno durante 10-15 minutos até ficarem tostadas. Transfira-as para um almofariz e esmague grosseiramente. 3. Forre o interior de um tabuleiro de forno com papel vegetal e coloque lá dentro as cenouras. 4. Tempere com tomilho, sal, pimenta, vinho branco, sumo de laranja, azeite e finalize com a manteiga. 5. Cubra o tabuleiro com folha de alumínio, fechando bem as extremidades. 6. Asse no forno durante 20-30 minutos, até a cenoura ficar macia. 7. Sirva as cenouras polvilhadas com a avelã tostada.

2 Comments

  1. Marmita 01/04/2015 at 10:16 · Reply

    Olá Filipe e que sortudo és tudo, tal como tu adoro abacate e gosto dele assim, azeite, sal e pouco mais é sublime! As cenouras estão com um aspecto muito bom tb. Posso fazer um pedido?Ddia 11 faz abacate por favor :D beijo

  2. Maria Glória D'Amico 03/06/2015 at 17:06 · Reply

    Encantadas com estas cenouras, pois adoro avelãs e tomilho.
    O aspecto é de salivar …

Leave a Reply

Back to top