Mercado de sabores  | Porto.Come

Sabem aquela sensação quando vos convidam para participar em algo importante e, movidos por um súbito pânico, imediatamente tentam visualizar de forma abstracta a agenda, na esperança que esse evento importante coincida com outro igualmente importante que nos impeça de participar e nos livre de todo o sofrimento?

Foi exactamente isso que aconteceu assim que li o email da Inês Viana convidando-me para um showcooking no Porto.Come em parceria com o Mercado de Sabores do Continente no belíssimo edifício da Alfândega do Porto.

Claro que a probabilidade de haver um evento que colidisse com este era semelhante à probabilidade de encontrar um pedacinho de chocolate esquecido cá em casa naqueles momentos de extrema necessidade, em que, mesmo sabendo que não o vou encontrar, continuo desenfreadamente à procura, tentando distrair o cérebro! Por isso a única opção que restava era fechar a janela do browser e fingir que nada se tinha passado!

Obviamente a minha estratégia durou apenas algumas horas, rapidamente caí em mim e, mesmo em pânico, decidi entrar nessa aventura. Ainda bem que o fiz, porque apesar de ser uma pessoa que gosta de manter um low profile, foi importante sentir a responsabilidade de apresentar uma receita em público e contactar com uma realidade que me era completamente desconhecida.

Gastronomia, Música e Produtores Nacionais

O Mercado de Sabores deste ano aliou a cozinha à música juntando Chefs e músicos nacionais no mesmo palco o que possibilitou, por exemplo, assistir a momentos como o Tigerman a tocar aquilo a que ele próprio chamou de “música para cozer arroz”, enquanto o Chef Henrique Sá Pessoa cozinhava o seu Arroz de Farinheira com Bacalhau.

Para além dos showcookings era possível passear pelas bancas de produtores nacionais, encontrar e provar os mais diversos produtos. Como, por exemplo, o mel com framboesa produzido pela Serramel na terra dos meus bisavós, Penamacor, ou o Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP produzido pela cooperativa Sabores da Idanha em Idanha-a-Nova e premiado com várias medalhas no estrangeiro.

mercado de sabores

serramel

cogumelos

Showcooking

No meu showcooking apresentei uns crostini de feijão branco com pesto de salsa e alcaparra. Uma receita que inicialmente pensei ser arriscada mas acabou por ser uma boa escolha. Acho que correu bem, apesar de me ter esquecido de dizer 50% do que tinha planeado, coisas tão importantes como “não esquecer de retirar os talos mais grossos da salsa para que ninguém se engasgue” ou referir a necessidade de “escorrer e lavar as alcaparras para que percam o sabor avinagrado”.

Mas este sucesso só foi possível com a ajuda da Dora e do João, alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Sem eles teria, com toda a certeza, queimado o pão no forno e não havia comida para ninguém! A eles um muito obrigado!

mercado de sabores | porto.come

© Chef Online Continente

 

© Chef Online Continente

 

© Chef Online Continente

 

O programa estava repleto de convidados de luxo, ao lado de importantes Chefs estava um belo grupo de talentosos bloggers. Aliás, quando soube quem também ía participar, fiquei duplamente assustado e sem saber o que me preocupava mais: cozinhar ao vivo para 40 pessoas ou a possibilidade de vir a conhecer algumas das bloggers que sigo e admiro! Devo dizer que foi uma honra assistir aos seus showcookings mas também um prazer enorme conhecer a Joana Alves do Le Passe Vite, a Maria João Clavel do Clavel’s Cook, a Teresa do Lume Brando e a Inês do Ananás e Hortelã.

Como se não bastasse, no domingo conseguimos fazer uma reunião não planeada de food bloggers com a presença adicional da Rosa do Be Nice, Make a Cake, a Ondina do Coentros & Rabanetes, a Naida do Frango do Campo, a Ana do Petiscos e Miminhos e a Luisa do No Mundo de Luisa. Pude constatar que é tudo gente divertida e simpática, foi um prazer conhecer-vos a todas!!

Resta-me agradecer à equipa do Porto.Come pela enorme simpatia e disponibilidade, mas principalmente pelo convite!

Deixo-vos com o que provei neste fim-de-semana.

Le passe vite

clavel's cook

ananás e hortelã

Lume Brando

13 Comments

  1. Joana 11/10/2013 at 22:32 · Reply

    Parabéns Filipe!!! Fico mesmo contente por ti! Bjs

    • Filipe 11/10/2013 at 22:59 · Reply

      Obrigado Joana! Beijinho

    • Filipe 13/10/2013 at 12:03 · Reply

      Aliás, faltavas lá tu!! ;)

  2. Ondina Maria 11/10/2013 at 22:56 · Reply

    Tive tanta pena de não assistir a todos os showcookings!!!! E claro, de provar essas iguarias todas, com ar super delicioso. Mas mais importante foi mesmo o convívio. E a sushizada bem animada que rematou o dia de forma muito divertida :)

    • Filipe 11/10/2013 at 23:00 · Reply

      Que bela sushizada Ondina! Vai ficar na minha memória!

  3. Maria João Clavel 12/10/2013 at 10:00 · Reply

    Filipe, nem sei por onde começar. Adorei este teu post, adorei o relato e a forma como descreves cada momento.
    A forma como relatas o convite.. demais, foi exactamente o que senti! E ainda bem que aceitaste, foste maravilhoso, os teus crostinis são deliciosos e tu estiveste muito bem.
    Não esquecendo a tua mulher, super simpática! Gostei imenso de vos conhecer.

  4. Ginja 12/10/2013 at 17:37 · Reply

    Está lindo o teu relato Filipe!
    Adorei conhecer-vos e fiquei mesmo com pena de não estar presente em mais showcookings.
    As fotos estão fabulosas, como sempre.
    Foram dias especiais, e para mim foi maravilhoso estar ao lado de bloggers como tu e as outras meninas que tanto admiro.
    Um beijinho.

  5. frango do campo 13/10/2013 at 10:24 · Reply

    adorei o teu relato!
    fiquei cheia de pena de não poder ter ido mais dias e com mais tempo :(
    foi um gosto conhecer-te pessoalmente e até breve :)
    beijinhos

  6. Filipe 13/10/2013 at 12:00 · Reply

    Meninas bloggers, muito obrigado pelos vossos comentários. Grande parte do sucesso deste fim de semana deve-se também à vossa presença e apoio nas mais diversas formas!! :) conhecer-vos a todas foi um dos pontos mais altos! Espero que este tipo de enncontros se repita mais vezes!

  7. Helena 13/10/2013 at 15:15 · Reply

    Filipe
    Conheci ontem o Chilli com todos a navegar nas páginas de FB de algumas bloggers que mencionas.
    Parabéns pelo teu trabalho e por decidires partilhá-lo.
    Bom domingo.

  8. Marmita 18/10/2013 at 13:28 · Reply

    Muito bonita a tua reportagem, tive uma pena de não ir para te conhecer pessoalmente… Sim porque aqui a Marmita é pessoa que arranja sempre mil e uma desculpas para aparecer nestas coisas :) Tiveste muito bem, um beijo

    • Filipe 22/10/2013 at 15:46 · Reply

      Eu sei que a Marmita é perita em arranjar desculpas dessas! :) havemos de nos conhecer!

Leave a Reply

Back to top