penne com pesto de ervilhas e menta / penne with peas and mint pesto

Esta receita é incrivelmente simples e igualmente deliciosa. Fresca, perfeita para receber a primavera que teima em não chegar. Fiz uma versão deste pesto a primeira vez para um jantar entre amigos e servi-o em crostinis, como tinha visto num livro. Também é uma opção muito boa.

Às vezes sou um pouco exagerado no que toca a quantidade de comida e por isso sobrou bastante. Guardei no frigorífico e, no dia seguinte, lá estava ele a pedir para ser comido. Como não sei dizer que não a um apelo tão forte, não pensei duas vezes. Cozi um penne e resolvi o assunto!

menta e ervilhas / mint and peas

Ingredientes

2 pessoas

  • 200g de penne
  • 250g de ervilhas congeladas
  • 1 molho de folhas de menta fresca
  • Raspa de 1/2 limão
  • Sumo de 1/2 limão
  • 70g de parmesão ralado na hora
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Vamos a isso

Cozemos as ervilhas em água a ferver temperada com sal durante o tempo especificado na embalagem. Não costumo confiar muito no tempo de cozedura indicado nas embalagens em geral, serve apenas como referência, por isso vou provando ao longo da cozedura. Retire e reserve as ervilhas depois de cozidas.

pesto de ervilha e menta / mint and peas pestopeso de ervilha e menta / mint and peas pesto

Cozemos agora a massa até ficar al dente. Costumo usar a mesma água das ervilhas para cozer a massa, uma vez que vai servir para fazer o molho. Portanto, quando terminar a cozedura da massa, guarde a água.

Num processador de alimentos, coloque as ervilhas cozidas, a menta, o parmesão, um fio de azeite, a pimenta, a raspa de limão e um pouco do sumo.

Picar tudo, mas não demasiado para não perder a textura. Prove e tempere com sal. Rectifique se tem suficiente sumo de limão. É importante a quantidade certa de sumo pois é ele que vai equilibrar todos os sabores. Pode ainda ajustar a consistência do creme com mais ou menos azeite.

Retire a massa depois de cozida e coloque a água noutro recipiente. No mesmo tacho onde cozeu a massa, e em lume brando, coloque a mistura das ervilhas. Adicione um pouco de água da cozedura até obter uma consistência cremosa. De seguida juntamos a massa e misturamos bem. Servir com um pouco de parmesão ralado.

Leave a Reply

Back to top