Salada de cenoura e grão de bico com molho tahini

Objectivo para o blog durante os próximos tempos: saladas e mais saladas!! Apetece-me fazer uma série de receitas leves, já que o meu apetite por saladas nesta altura do ano atinge níveis consideravelmente elevados, aqui vai! Inauguro esta série com este exemplar!

Resisto muitas vezes a usar o cominho, que acho maravilhoso mas com uma personalidade que tende a evidenciar-se perante os outros ingredientes. Porém, qualquer coisa de mágico acontece quando se junta cominho e cenoura, um pouco à semelhança da dupla salmão e alcaparra! Assim de repente lembro-me das famosas cenouras à algarvia, bem avinagradas com um toque de alho e cominhos!

Esta foi a primeira vez que fiz a minha própria pasta de sésamo (tahini) e fiquei incrivelmente surpreendido com a facilidade. Basta triturar as sementes, juntar um pouco de azeite até atingir a consistência desejada e, já está! Mais um ingrediente que passa a ser homemade!!

Salada de cenoura e grão de bico com molho tahini

Salada de cenoura e grão de bico com molho de tahini

Serve 3 (como prato principal)

  • 3 cenouras grandes, cerca de 400g
  • 500g de grão de bico, cozido
  • Azeite
  • 1 colher de chá de flocos de chilli
  • Sal, a gosto
  • 3 dentes de alho, picados
  • 1 1/2 colher de chá de cominhos moídos
  • 1 mão cheia de salsa, picada

Molho de tahini

  • 2 colheres de sopa de vinagre de cidra
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de tahini
  • 1 limão, sumo
  • 1 colher de chá de mel
  • 1/2 colher de chá de gengibre fresco, ralado
  • 1/4 colher de chá de curmuma (açafrão)
  • 1 dente de alho, picado

Procedimento

1. Cortar as cenouras em tiras finas usando um descascador de legumes. 2. Aqueça um fio de azeite numa frigideira e salteie o grão de bico com os flocos de chilli e uma pitada de sal, 2-3 minutos. Reserve o grão numa taça grande. 3. Usando a mesma frigideira, aqueça mais um pouco de azeite e frite ligeiramente o alho com os cominhos. 4. Acrescente a cenoura e tempere com sal.  5. Saltear até a cenoura reduzir um pouco o seu volume. Não a cozinhe demasiado, deve manter uma textura crocante. 6. Adicionar a cenoura e a salsa ao grão e envolver tudo delicadamente. 7. Prepare o molho juntando todos os seus ingredientes, excepto o alho. Incorpore bem os ingredientes usando uma vara de arames.  8. Acrescente o alho e volte a misturar. 9. Sirva a salada temperada com o molho de tahini.

19 Comments

  1. Ondina Maria 12/05/2014 at 15:23 · Reply

    Ontem comprei funcho e rabanetes para hoje fazer uma salada com eles. Sim, também a mim me apetece saladas e mais saladas. A verdade é que faço imensas que acabam por nunca ser fotografadas, o que é uma pena :(

    • Filipe 13/05/2014 at 22:28 · Reply

      Ondina, tens que partilhar essas saladas connosco!! Nesta altura não me apetece comer mais nada, e depois tb acontece outra coisa, não me apetece perder muito tempo a cozinhar!

  2. vanessa 12/05/2014 at 16:12 · Reply

    Olá,

    Acho fantástico começares a publicar muitas receitas de salada eu adoro e agora com a chegada deste calor sabe sempre bem é estas saladinhas deliciosas.

    Esta além de linda, colorida deve ter ficado uma delicia,

    Uma salada muito nutritiva gostei muito:)

    Beijinhos saudáveis

    blogue:

    prazeressaudaveis.blogspot.pt

    • Filipe 13/05/2014 at 22:25 · Reply

      É que nem apetece outra coisa! Obrigado Vanessa!

  3. Maria João Clavel 13/05/2014 at 10:11 · Reply

    É neste tipo de receitas que fico mesmo agradecida pela partilha. Lá está uma salada que nunca fiz e com um molho que me parece ser para lá de fenomenal. E ainda por cima com o tahini feito à mão… bolas Filipe, estou com uma vontade de correr para a cozinha e experimentar. Acho que já sei o meu almoço de amanhã. Mais uma vez obrigada!

    • Filipe 13/05/2014 at 22:25 · Reply

      O que eu mais quero com as minhas receitas é que vocês fiquem com vontade de cozinhar!! Se experimentares diz como ficou!

  4. Rosa Cardoso 13/05/2014 at 15:46 · Reply

    Ás vezes fico parada no tempo a ver as tuas fotos e esqueço-me um bocado de ver a receita :P
    Mas desta vez estive a ler, porque me fez lembrar a Chakalaka que fiz no outro dia para o blog. Afinal o tempero não é nada parecido :)
    Uma questão: o tahini homemade, ficou com uma cor diferente do “comprado”? Parece mais claro, pela foto…
    Que outro tempero que aconselhas para esta salada sem ser o tahini? Domingo é festa cá em casa, e gostava de fazer uma mesa só com saladas :) Mas tenho alguns (graves) problemas com os gostos dos meus convidados :D

    • Filipe 13/05/2014 at 22:21 · Reply

      Olá Rosa! Olha o tahini propriamente dito fica com uma cor mais clara porque usei sementes de sesamo não tostadas, ao contrario do que habitualmente se encontra no mercado. Para além da cor e do sabor diferentes, contém também mais nutrientes. No caso do molho tem uma cor ligeiramente amarelada por causa da curcuma.

      Se os teus convidados são muito esquisitos (sei muito bem o que isso é) e se ainda assim tentares arriscar com o tahini, sugiro que tentes equilibrar os sabores usando o mel. Se achares que está muito forte adiciona mais mel que acaba por equilibrar.

      Mas também podes experimentar o mesmo molho omitindo o tahini, é um vinagrete normal. Mais uma vez tenta encontar o equilibrio entre o acido e o doce do mel.

  5. Lia 13/05/2014 at 21:48 · Reply

    Olá Filipe,
    Não só adoro a salada e os seus ingredientes, como fiquei encantada com o molho de tahini e bom, já sabes, levo a receita…
    As fotos, como sempre, geniais!!
    Beijinhos,
    Lia.

    • Filipe 13/05/2014 at 22:23 · Reply

      Obrigado Lia! Podes levar a vontade, espero que gostes!!

  6. Coisas e Coisinhas 15/05/2014 at 19:58 · Reply

    Pois eu acho que melhor que a combinação cenoura+cominhos é mesmo a combinação grão+cominhos. Adoro grão e não resisto a polvilhar quase todos os pratos que faço com ele com um pitadinha de cominhos :)
    Essa salada ficou fantástica Filipe! As cores estão um espanto e, mesmo depois de já ter jantado, fiquei com água na boca! Adoro estes pratinhos :)
    Beijinhos *
    Vânia
    PS: Hoje, lá pelo blog, neste link, é dia de “Há vida para além da massa de atum” e temos novo DESAFIO a decorrer! Gostava imenso de poder contar com a tua participação :)
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/05/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

  7. Rita Oliveira 16/05/2014 at 11:18 · Reply

    Olá! Adorei a salada! Não sei é onde encontrar os flocos de chilli, nunca tinha ouvido falar! No celeiro, ou há nos supermercados? Obrigada

    • Filipe 16/05/2014 at 11:39 · Reply

      Ola Rita, é tipo chilli em pó mas em flocos, eu costumo comprar no martim moniz. Mas podes perfeitamente usar o pó.

  8. Márcia Gonçalves 16/05/2014 at 22:38 · Reply

    Esta salada está perfeita, é exactamente o meu género de prato! Adoro estes sabores, e acho que a cenoura fica maravilhosa assim ligeiramente salteada com os cominhos :)
    O molho de tahini ficou com uma cor incrível, tenho de experimentar adicionar curcuma!

  9. Maria João Seixas 19/05/2014 at 9:59 · Reply

    Este post vem mesmo a calhar: este fim-de-semana visitei uma ecocomunidade na serra do Açor (falo sobre isso no meu blog) e provei pela primeira vez o molho tahini que adorei. Não tive oportunidade de pedir a receita mas adorava repeti-lo cá em casa. Agora vou poder fazê-lo ;).

  10. Gilberta Oliveira 20/05/2014 at 12:21 · Reply

    Delícia! Ficou muito apelativa. Também uso o tahini para temperar saladas, especialmente se forem de grão de bico (faz lembrar os sabores do hummus).

  11. Inês Oliveira 20/05/2014 at 20:07 · Reply

    Sem dúvida uma salada a experimentar :) Adoro saladas de grão e esta está com uma cor incrível!
    Beijinhos

  12. Aparecida 12/06/2014 at 21:27 · Reply

    Olá, eu moro no Brasil e aqui estamos no inverno, e nesta estação prefiro comidas mais quentes como um bom caldo, sopas. Mas gosto muito de saladas, não falta nas minhas refeições.
    bjs

Leave a Reply

Back to top