salada de polvo com rúcula e tomate

O post de hoje é só coisas boas! Como se não bastasse uma simples e deliciosa salada de polvo, podem ainda ganhar uma saladeira igualzinha à que vêem nas fotos!

Vejam só, não é linda? Estou apaixonado por ela desde o momento em que a vi, aliás por toda a colecção Alma Gémea. Tenho a certeza que a vossa mesa irá brilhar e os vossos amigos ficarão com inveja! Só tenho pena que a salada não esteja incluída no giveaway! ;)

Este passatempo só é possível porque a Lusa Mater se disponibilizou para oferecer um presente aos leitores do blog. Uma parceria que me agrada particularmente, são projectos como este que me fazem ter orgulho nos criadores portugueses! Visitem a loja Lusa Mater e vão perceber porquê.

O que têm de fazer para ganhar este belo exemplar do design português? É simples, basta visitar a página do facebook do Chilli Com Todos e seguir as instruções que acompanham o post do giveaway.

Polvo cozido

salada de polvo

Salada de polvo com rúcula e tomate

Serve 4

  • Azeite
  • 1 cebola, picada grosseiramente
  • 1 cabeça de alho, esmagada
  • 1 chilli, sem sementes, picado
  • 1 limão, raspa
  • Pimenta preta, a gosto
  • 1 colher de chá de sementes de funcho
  • 1 polvo inteiro, limpo (cerca de 1kg)
  • 1/2 copo de vinho branco
  • 100g de rúcula
  • Tomates variados, fatiados (usei coração de boi, xuxa, rama e tomate seco)
  • Sal integral, a gosto
  • Vinagre balsâmico, a gosto

Procedimento

1. Aqueça um pouco de azeite numa panela grande e frite durante alguns minutos a cebola, juntamente com o alho, o chilli, a raspa de limão, a pimenta preta e as sementes de funcho. 2. Junte o polvo ao refogado. Frite 1 ou 2 minutos, virando-o de vez em quando. 3. Quando o polvo começar a mudar de cor, refresque-o com o vinho branco e deixe cozinhar tapado, em lume brando, durante uns 20 a 30 minutos. 4. Teste a cozedura com um garfo, se ainda estiver rijo cozinhe mais uns minutos. Ao espetar, o garfo deve entrar e sair suavemente. 5. No final da cozedura retire o polvo e, quando arrefecer, pode fatiá-lo como preferir. (Pode aproveitar o caldo da cozedura para outras receitas, arroz de polvo, risotto, etc, basta filtrar com um coador e guardar no frio) 6. Prepare a salada misturando a rúcula com os tomates e o polvo fatiado. Tempere com uma pitada de sal e finalize com um fio de azeite e vinagre balsâmico.

7 Comments

  1. Ondina Maria 25/08/2014 at 10:45 · Reply

    Confesso que não sou muito amante de polvo. Quando era miúda adorava os filetes de polvo que a minha avó fazia e hoje em dia não resisto a um bom polvo à galega, cortado muito finamente. Mas mais do que isto não tenho conseguido. Mas ando morta por experimentar pataniscas de polvo com arroz do mesmo (sendo que aqui só como mesmo o arroz). Acho que o meu problema com o polvo é a textura do bicho. Porque até gosto do sabor.
    E adorei essa saladeira, tão bonita!

  2. Rosa 25/08/2014 at 18:01 · Reply

    Se não ganhar esta, vou comprar em branco :D Que linda!!! E que belas fotos!!
    Adoro polvo, há uns anos comi uns filetes de polvo no Alentejo maravilhosos! Nunca mais comi nada parecido :(
    Bom trabalho Filipe e Ana. Beijinhos aos dois!

  3. Karla - The Candid Kitchen 26/08/2014 at 9:39 · Reply

    Que salada linda, ainda mais nessa saladeira linda! Eu sou uma grande fa de polvo, mas ainda nao comi assim em salada, apenas em pratos quentes. Tenho que testar!

  4. Pingback: it Receitas | Uma salada de polvo - it Receitas
  5. Maria João Clavel 29/08/2014 at 17:09 · Reply

    Olá Chilli!! :)
    Ando sem tempo para andar a comentar os blogues, mas estas imagens merecem aqui o meu WOW. Porque realmente o polvo é super fotogénico, mas tu estás cada vez melhor fotógrafo. E essa salada, para mim é de babar. Love it!
    Beijinhos

  6. Marmita 01/09/2014 at 10:12 · Reply

    Há tanto tempo caro Chilli, adoro polvo e assim vindo directamente do “produtor” para o consumidor ainda o torna mais especial. Boa sorte para o giveaway, beijos

Leave a Reply

Back to top